As pessoas que foram vítimas de acidentes de trânsito em Roraima e receberam atendimento no Hospital Geral de Roraima (HGR), localizado no bairro Aeroporto, estão se queixando de demora na entrega de seus prontuários médicos para que possam dar entrada no pedido do Seguro DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores Terrestres). Para formalizar o pedido, é necessário o prontuário médico para que a seguradora possa proceder aos trâmites legais a fim de conseguir liberação do valor da indenização ao acidentado.
O padeiro Vivelino Pereira, 39, que quebrou uma das pernas em acidente de moto há quatro meses, relatou que foi ao Same (Serviço de Arquivamento Médico e Estatístico) do HGR e informaram a ele que teria que aguardar dois meses para receber a guia médica sobre seu acidente, pois este seria o prazo para a retirada do documento. Após os dois meses, o padeiro retornou e os funcionários do local pediram que ele aguardasse mais uma semana, porque ainda não haviam localizado seu prontuário.
Novamente o padeiro retornou ao Same e ainda não conseguiu obter a guia, pois os mesmos trabalhadores dos atendimentos anteriores informaram-lhe que seu nome estaria escrito errado e orientaram-no novamente a retornar para pegar o prontuário após mais uma semana.
Vivelino Pereira, então, decidiu contratar uma seguradora particular para tentar agilizar o processo do seguro, mas a seguradora também depende do prontuário para dar prosseguimento aos processos. Um agente de seguros que trabalha na empresa contratada pelo padeiro tem acompanhado a situação de perto.
“Como a nossa seguradora dá um suporte à vítima que contratou nossos serviços, eu tenho levado o senhor Vivelino todas as vezes ao Same para tentar receber o prontuário. Mas a desorganização de lá é grande e vejo outras vítimas, que são do interior, que muitas vezes precisam retornar porque os funcionários ainda não providenciaram a guia médica. Fico com dó destas pessoas”, lamentou o agente.
Por causa da demora em repassar os prontuários no prazo estipulado de dois meses, têm ocorrido alguns tumultos na unidade do Same do HGR. “Este prazo é um absurdo, e ainda sim, após este prazo, a pessoa chega lá para pegar a guia e ainda vão tentar resolver a situação na hora, ou, na maioria das vezes, nem a resolvem. As pessoas perdem dinheiro e tempo tendo de retornar tantas vezes para pegar um simples prontuário”, disse.
SESAU – A Folha entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) para questionar a respeito da situação de demora na entrega dos prontuários aos acidentados, mas não houve retorno.
DPVAT – O Seguro DPVAT é uma indenização que é paga às vítimas de acidentes de trânsito. Para requerer o seguro, não é necessário contratar empresas particulares para receber o valor da indenização, pois é um procedimento gratuito.
Para entrar com o pedido de seguro, é necessário cópia do boletim de ocorrência, RG ou CNH, CPF, comprovante de residência e relatório médico (prontuário médico), o qual informa quais foram as lesões sofridas e tratamento feito. Depois, é só entregar a documentação em uma unidade autorizada para prestar este serviço. O prazo para pedir a indenização é de até três anos. (T.C)
Cotidiano