SHIRLEY RODRIGUES

UFRR inicia hoje a programação comemorativa de seus 35 anos

Espetáculo musical começa às 19h, no Centro Amazônico de Fronteiras da UFRR, com clássicos de quatro décadas do trio regional. Também haverá o lançamento da música “Universidade Presente”

Com Tudo  

*Neste mês, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) celebra 35 anos e, para comemorar a importante data, apresentará, na noite desta quinta-feira (5), a partir das 19h, no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF/UFRR), o espetáculo “Roraimeira 40 anos”, cujo repertório destaca as quatro décadas do trio regional, além da apresentação da música inédita  “Universidade Presente”. Para o reitor da universidade, Geraldo Ticianelli, “hoje vemos uma UFRR consolidada como um local de construção regional da pesquisa científica, ensino, extensão, mas também um espaço de valorização da produção cultural amazônica e roraimense”.

Com Nada  

* O mundo inteiro está perplexo com a atitude do ditador Nicolás Maduro, que acaba de decretar a antecipação do início das festividades de Natal na Venezuela para 1º de outubro. E por mais desairosa que essa atitude possa parecer, essa não é a primeira vez que Maduro faz isso. Em 2019, os festejos de Natal no País vizinho começaram em 1º de novembro; em 2020, Maduro antecipou as celebrações natalinas para 15 de outubro e, em 2021, anunciou pelas redes sociais a chegada do Natal em 4 de outubro, acendendo as luzes da decoração natalina do Palácio Miraflores. Ah! Maduro tá doido! Tá não! Faz isso sempre de caso pensado pra desviar a atenção de problemas bem mais graves. E pior que consegue.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Dia dos irmãos: A deputada Federal Helena Lima e seus irmãos Lucinéia, Teresa, Luciene e Edson Lima

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Da Violência

* A propósito, além da decretação da prisão de Edmundo González – que, de acordo com as atas divulgadas pela oposição, foi quem ganhou a eleição na Venezuela – a violência no País vizinho praticada contra a população por militares e várias milícias que apoiam o regime de Nicolás Maduro, atingiu níveis inimagináveis, com prisões em massa e assassinatos de civis.

* A organização internacional de direitos humanos Human Rights Watch denunciou, nessa quarta-feira (4), a participação de forças de segurança da Venezuela, como a Polícia Nacional Bolivariana e a Guarda Nacional, além de milícias chavistas conhecidas como “colectivos” em vários assassinatos cometidos durante protestos populares que contestam a “reeleição” de Maduro.  

Preocupante

* Gente do céu, setembro começou por aqui com muito calor e inexplicáveis apagões. Já no primeiro dia do mês, ficamos mais de duas horas sem energia elétrica por conta de um blecaute geral e, na noite de terça-feira (3), mais uma vez fomos surpreendidos com mais interrupções no fornecimento de energia, que começou antes das 23h, e em alguns locais já passava da meia-noite quando retornou.

* Também na manhã de ontem, em vários bairros da cidade, faltou energia. Em alguns, foi apenas meia hora, mas em outros, demorou cerca de duas horas para que o serviço fosse restabelecido. E, com o tempo cada vez mais quente, essa situação se torna ainda mais preocupante.

Operação

* Não se fala em outra coisa, senão na Operação Integration, desencadeada ontem pela Policia Civil de Pernambuco juntamente com a Interpol, contra lavagem de dinheiro e prática de jogos ilegais, com cumprimento de 24 mandados de busca e apreensão e 19 de prisão, em seis estados, além de bloqueio de mais de R$ 2 bilhões e apreensão de bens como carros de luxo, joias, aeronaves e dinheiro vivo em moedas nacional e estrangeira.

* Entre os presos na Operação, estão: a advogada criminalista e influenciadora Deolane Bezerra (que possui mais de 22 milhões de seguidores em suas redes sociais) e sua mãe Solange Alves. As duas, após o exame de corpo de delito, foram encaminhadas para a Colônia Penal Feminina do Recife.

Das Prerrogativas

* Daí, que até o fechamento desta edição, não havia sido publicada nenhuma nota de repúdio contra a prisão da advogada criminalista Deolane Bezerra (nem apoio a ela), pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) ou pela Abracrim (Associação Nacional dos Advogados Criminalistas).

* Entre as prerrogativas dos advogados, não há nenhuma que dê salvo-conduto para cometimento de crime de qualquer natureza. O advogado, estando ou não no exercício de suas funções, ao cometer um crime, não está isento de investigações, ações policiais e judiciais previstas em lei – aliás, como qualquer profissional ou pessoa. Até porque, a Constituição é clara: “Todos são iguais perante a lei”. #simplesassim

Cecília Coutinho Costa (Ättä) e sua linda filha Gabriella, em clique exclusivo para a Coluna

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



#Rápidas

* Recebendo homenagens hoje por conta de suas trocas de datas, João de Carvalho e Josué Alves de Araújo.

* A Prefeitura de Boa Vista segue com a Campanha de Vacinação contra a Influenza nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município.

* O objetivo da ação, que encerra no dia 26 de outubro, é imunizar os grupos prioritários, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

* A campanha, neste momento, é direcionada principalmente aos grupos considerados mais vulneráveis às complicações da gripe.

Os grupos prioritários são: idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da Saúde, professores, pessoas com deficiência permanente, indígenas, militares da Força Nacional.

 E mais: Pessoas com comorbidade, motoristas de transporte coletivo de longo curso, militares da segurança e salvamento, pessoas com trissomias, caminhoneiros.

* Além de crianças de seis meses a seis anos, funcionários do sistema prisional, gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto), jovens e adolescentes sob medida socioeducativa e pessoas privadas de liberdade

Padre Vitor Hugo, pároco da Paróquia de São Jerônimo, iluminando a coluna desta quinta-feira

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Tá Valendo

Da Banca

* O Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR) anunciou, recentemente, que a Fundação Getúlio Vargas (FGV) será a banca examinadora responsável pela organização do concurso público para preenchimento de 30 vagas para os níveis Superior e Médio.

Dani Nabuco ficando hoje um ano mais maravilhosa

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE