A presidente da Academia Roraimense de Letras (ARL), Cecy Brasil, foi a convidada do Podcast Coffee Pub em um episódio que tratou da história cultural dos lugares e das frequentes mudanças de nomes de prédios, ruas e logradouros públicos em Roraima.
- LEIA MAIS: Presidente da Academia Roraimense de Letras critica mudança de nomes de prédios históricos
- PARABÓLICA: Onda mudancista de nomes de locais públicos só ocorre em ano eleitoral, alerta presidente da ARL
Durante a conversa com a jornalista Marleide Cavalcante, Cecy discutiu como essas alterações, comuns no universo parlamentar, impactam a sociedade, muitas vezes sem oferecer contribuições políticas ou sociais e resultando em gastos desnecessários.
Cecy relembrou memórias de Boa Vista, destacando a importância de se preservar a história e as origens dos espaços. “Eu acho que o moderno coaduna perfeitamente com o antigo, isso falando em prédios, logradouros e praças […]. Se você der um determinado nome em alguns logradouros, prédios, ruas ou parques, seja o que for, a ação tem que ser respeitada. Se for contra, tem que ser no momento em que está sendo feito”.
Ela mencionou o caso do Parque de Exposição que, ao ser transferido para a rodovia federal BR-174, teve seu nome alterado de Roberto Costa, um tradicional pecuarista, para Dandãezinho. Cecy questionou essa mudança e destacou que ambos os nomes poderiam coexistir em novos projetos, em vez de modificar nomes já consolidados. “O sentido acaba sendo completamente politiqueiro, por que isso só acontece em ano de eleição?”, criticou.
Cecy também ressaltou a necessidade de os vereadores conhecerem o código da cidade de Boa Vista, afirmando que “a grande maioria não sabe”.
O episódio completo, com 1h17min de duração, está disponível no canal do YouTube do Podcast Coffee Pub e em recortes nas redes sociais.