Alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Militarizado Camilo Dias foram escolhidos para participar da etapa regional do Desafio Liga Jovem, promovido pelo Sebrae. O desafio é considerado a maior competição de empreendedorismo tecnológico para jovens do Brasil e envolve equipes de estudantes de todo o país. O objetivo é que as equipes solucionem problemas em suas escolas ou comunidades utilizando tecnologia.
Os alunos Giovana Moro, Thiago de Brito, Júlia Gemaque e Ricardo Rodrigues representarão Roraima na etapa que envolve os selecionados da região Norte do Brasil com o aplicativo Maria, que está sendo desenvolvido por eles para ajudar idosos e cuidadores.
“A Maria vai funcionar como uma assistente virtual para os idosos e cuidadores. Ela vai estar nos smartwatches, que vai dizer como está cada paciente e vai auxiliar não só os pacientes mas também os cuidadores, que têm um trabalho que exige muito deles”, explicou Giovana.
Júlia, uma das integrantes da equipe, falou sobre as estratégias de marketing que pretendem adotar após a conclusão do aplicativo: “Nosso público-alvo ama o Facebook. Então, por meio dessa rede social, com anúncios e propagandas, esperamos chegar até eles. O mercado de farmácias e biomedicina também está crescendo, então esperamos fazer parcerias.”
De acordo com os alunos, a expectativa é que Maria esteja pronta em cerca de um mês. Eles compartilham que o tempo de desenvolvimento poderia ser menor, mas as obrigações com os estudos têm sido priorizadas.
O professor responsável pela supervisão da equipe, Alex Ross, da disciplina de matemática, expressou seu entusiasmo com o reconhecimento do trabalho dos alunos. “Agora, em outubro, que é o próximo mês, a gente vai competir com outros estados da região Norte para ser recolhido, então vai só um representante da região Norte. E é muito gratificante ver o trabalho dos nossos alunos sendo reconhecido. Os alunos da nossa escola são muito bons, então fico muito feliz”, afirmou.