6/9 é comemorado o Dia do Sexo e, para celebrar a data mais picante do ano, a Folha conversou com a sexóloga Maine Ferreira, que deu dicas para curtir o dia de forma prazerosa e acima de tudo, saudável.
A data surgiu após uma ação de marketing de uma fabricante de preservativos e desde então, vem ganhando força nas redes sociais. Oficialmente, o Dia do Sexo não consta no calendário e não é uma data comemorativa de fato no Brasil, mas a ideia ganhou tanta força na última década que é sempre lembrada quando chega o 6 de setembro, que faz menção à posição 69.
“O importante nesta data é entender que falar sobre a sexualidade aproxima as pessoas e pode gerar bem-estar em uma relação. Um sexo feito de forma saudável, traz inúmeros benefícios, como por exemplo, diminui o estresse, melhora o sistema imunológico, diminui o risco de doenças cardiovasculares, melhora a qualidade do sono. Além das questões físicas, tem a questão emocional. Como o fortalecimento e vinculo do casal”, explicou.
Para que o sexo seja saudável e não dê ruim depois, é importante que a dupla use preservativos para evitar uma gravidez indesejada ou Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). “Não só de benefícios a gente encontra na parte sexual, mas todo cuidado é pouco no sexo porque ele pode transmitir uma série de ISTs, como a gonorreia, o vírus do HIV, entre outras. É importante sempre se prevenir”, disse.
Para aproveitar a data da melhor forma, Maine deu as seguintes dicas. “Eu desejo que as pessoas beijem muito, aproveitem a vida, tirem esse tempo para se conectar ou se reconectar com a pessoa amada, apostem nas preliminares e aproveitem muito esse momento”, finalizou.