O rio Branco apresentou uma queda de quase 80 centímetros em seu nível nos últimos quatro dias, segundo o acompanhamento do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). Neste domingo (8), o rio atingiu 2,73 metros, nível também abaixo da média histórica de 3,11 m para o mês de setembro.
A observação é feita na estação de monitoramento em Boa Vista, onde se atingiu 3,52 metros na última quinta-feira (5). Desde então, o nível do rio Branco caiu mais de 25 cm por dia, chegando a 2,98 no dia de ontem (7).
Durante agosto, o nível de água na estação Boa Vista caiu de 7,42 metros para 3,04 metros. A queda brusca acende alerta ao período seco no estado.
“As previsões não são animadoras. Apesar do possível La Niña de intensidade mais fraca, ainda continuamos com o aquecimento anômalo do Oceano Atlântico Norte. Essa condição do Atlântico inibe as chuvas em nossa região. Foi essa condição do Atlântico, associado ao El niño, que causou a seca relativa grave que passamos no período seco anterior”
explicou Ramon Alves, meteorologista da Fundação Estadual de Recursos Hídricos e de Meio Ambiente (Femarh).
Apesar do nível também estar abaixo da média histórica para o mês de setembro, as condições ainda são melhores que o ano passado. Como já explicado pelo meteorologista da Fundação Estadual de Recursos Hídricos e de Meio Ambiente (Femarh), Ramon Alves, em uma previsão para a seca no estado.