Na última sexta-feira, foi realizada a 20ª edição do Meeting Internacional das fronteiras norte de natação. A competição ocorre desde os anos de 2000, organizada pelas associações localizadas na região norte e países vizinhos, pois normalmente além de clubes brasileiros também participam atletas venezuelanos. Este ano, apenas oito clubes brasileiros participaram da competição, sendo do estado do Amazonas e Roraima.
A competição contou com a participação de 219 atletas, masculinos e femininos que disputaram nas mirins, petiz, sênior, entre outras. Entre os ganhadores está o jovem Giovanni da Silva Souza, de apenas 14 anos, que disputou pelo cube roraimense Aquática Marinho, conquistando medalhas de prata na categoria 50 peito, 4×50 livre masculino, 4×50 medley misto e as de bronze no 100 peito bronze, 4×50 livre misto bronze, 4×50 medley masculino bronze.
Dentre os competidores estava atleta de Manaus Angelynne Victória de 14 anos, que destaque na natação, pois recentemente foi Campeã brasileira de Maratona de 5km e 10km, disputada em Palmas, Tocantins. Sua mãe Daliane Alencar contou, que a sua filha foi selecionada para representar o Brasil na Copa Pacífica em Santa Cruz de La Sierra, pela seleção brasileira.
O ex-nadador Leandro Freire, de 42 dos anos, está explorando novas águas. Ele conta que já participou desse campeonato e com sua paixão pelo esporte se tornou treinador do Clube Instituto Pedro Nicolas.
A noite de natação terminou com a equipe do Sesi Amazonas em 1º Instituto Pedro Nicolas, 2º SESI -AM, 3º Nacional e 4º Aquática Marinho
Além das águas, o evento conta com solidariedade dos clubes, pois esse ano o evento que teve como patrocinadores o Banco da Amazônia e Governo Federal trouxeram a proposta de que fosse realizada uma ação social, foi aí que os clubes de mobilizaram para adquirirem ração, materiais de limpezas para a instituição Arca e APIRR.
Por Débora Nascimento