Em face da aproximação da votação de segundo turno das Eleições 2018, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) emitiu um alerta relacionado ao roubo de dados utilizando e-mail falso. Uma mensagem atribuída à Justiça Eleitoral tem feito várias vítimas nos últimos dias, o que tem preocupado o órgão.
De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RR, Wanderlan Fonseca, os eleitores precisam ficar em alerta com as mensagens que são encaminhadas por meio eletrônico. “A Justiça Eleitoral não encaminha e-mail aos eleitores. A comunicação se dá por meio do comparecimento do cidadão no próprio cartório eleitoral ou pelos meios oficiais, que são o site do TRE e os perfis nas redes sociais”, afirmou.
Por meio da mensagem falsa, o internauta é induzido a fazer o download de um formulário para atualização de dados cadastrais junto à Justiça Eleitoral. O prazo para o suposto envio das informações encerrava ontem, 24.
Nesse caso, o material é direcionado para os eleitores convocados para trabalhar como mesário. O que o internauta não sabe é que assim que ele clica na opção um programa malicioso é instalado no sistema, roubando as informações pessoais da vítima.
Sobre o golpe, Wanderlan Fonseca recomenda que as pessoas evitem abrir a mensagem. “A comunicação com esse eleitor é feita sem enviar mensagens. Essas mensagens que são encaminhadas pelos meios não oficiais são oportunistas e precisam ser evitadas a todo custo”, destacou.
Qualquer dúvida sobre as ações de comunicação da Justiça Eleitoral podem ser solucionadas no site da instituição (www.tre-rr.jus.br). (M.L)