O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mencionou nesta quarta-feira (11), o que chamou de “boato”, um suposto envolvimento do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), com o garimpo ilegal. “A verdade nua e crua é que, aqui em Brasília, corre um boato de que o governador teria vinculação com essa gente do garimpo”, afirmou durante entrevista à Rádio Norte FM, da TV Norte, afiliada ao SBT no Amazonas.
A declaração foi feita em meio a uma resposta às críticas de Denarium sobre a falta de apoio do governo federal na questão dos indígenas yanomami. Segundo os jornalistas do veículo, o governador teria dito que o governo não estava prestando a devida assistência aos indígenas. “As coisas estão sendo feitas. Eu lamento que o governador tenha dito algo assim”, respondeu Lula.
Após mencionar o boato, uma pergunta anônima foi feita à rádio sobre o tema, e Lula aproveitou para relembrar a operação da Polícia Federal (PF) que investiga um esquema de lavagem de dinheiro e comércio ilegal de ouro em Roraima.
Ao ser questionado sobre as investigações contra o governador, Lula respondeu: “Eu espero que ele não tenha culpa e que seja inocente. Se o governador está sendo investigado, se a PF tem indícios e se houve algo na fazenda dele, isso tem de ser apurado, investigado e ele julgado. Isso é o que a Constituição nos impõe. Não podemos reclamar de sermos investigados”.
Lula também destacou que, apesar de ter pouca relação com Denarium, o governador será “bem tratado” sempre que estiver em Brasília. Em relação às críticas sobre o combate ao garimpo ilegal em terras yanomami, o presidente enfatizou que há uma sala de situação em Boa Vista com a presença de ministros atuando diretamente no Estado.
Outro lado
Procurado, o Governo do Estado reconheceu a atuação do Governo Federal em Roraima e negou que o governador tenha envolvimento com atividades ilícitas.
Confira a nota na íntegra:
“O governador do Estado de Roraima em momento algum criticou a atuação do Governo Federal e constantemente tem reconhecido as ajudas recebidas nas áreas de saúde, educação, segurança e social. Informa ainda que vem buscando mais apoio em função da crise da migração venezuelana que Roraima vem enfrentando há anos.
Reitera que o governador não tem relação alguma com qualquer atividade ilícita e vem prestando todo o apoio necessário com as forças de segurança estaduais para coibir o garimpo ilegal”.