O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que visitará Roraima para discutir a crise migratória venezuelana com o governador Antonio Denarium. A declaração foi feita nesta quarta-feira (11), durante entrevista à Rádio Norte FM, de Manaus, onde Lula reafirmou o compromisso do Brasil em acolher os imigrantes venezuelanos que buscam refúgio no país.
Segundo o presidente, o governo federal tem a responsabilidade de apoiar o estado de Roraima na gestão dessa crise, especialmente em áreas como educação e manutenção dos refugiados.
“O ministro das Relações Exteriores [Mauro Vieira] está com orientação e determinação da Presidência da República para que tratemos com muito respeito as pessoas que estão vindo para o Brasil por necessidade de sobrevivência. Você sabe que o ser humano é meio nômade; quando ele não tem onde comer, onde trabalhar, ele busca outros lugares”, afirmou Lula.
Ele também ressaltou que o governo não quer que os venezuelanos enfrentem ainda mais dificuldades no Brasil do que já enfrentavam em seu país de origem. “Essas pessoas que estão vindo para cá vão ter que ser bem tratadas, e o governo federal tem a obrigação de ajudar o estado de Roraima a cuidar da educação e da manutenção dessas pessoas”.
A visita de Lula a Roraima ainda não tem data definida, mas o presidente demonstrou esperança de que a Venezuela volte à normalidade para que os migrantes possam retornar o quanto antes. “Espero que essa gente possa voltar para a Venezuela o mais rápido possível”, disse, mencionando a crise econômica, social e política no país vizinho.
Boa Vista e Pacaraima são os principais pontos de entrada de venezuelanos no Brasil.