Como utilizar os ecopontos para descarte de resíduos recicláveis

População pode levar resíduos recicláveis para serem descartados nesses locais de terça a sexta-feira, das 8h às 18h, e no sábado, das 8h às 12h — Foto: Semuc
População pode levar resíduos recicláveis para serem descartados nesses locais de terça a sexta-feira, das 8h às 18h, e no sábado, das 8h às 12h — Foto: Semuc

Os ecopontos da Prefeitura de Boa Vista já fazem parte da realidade dos boavistenses. Nos bairros Cidade Satélite e Nova Cidade pode ser feito o descarte adequado de materiais recicláveis, com o objetivo de minimizar o impacto ambiental e promover a sustentabilidade na capital.

Os ecopontos estão abertos ao público de terça a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. A população pode descartar resíduos recicláveis como plásticos, vidros, papel, pequenas quantidades de galhos, sobras de construção civil, além de móveis e eletrodomésticos inutilizados, como sofás e geladeiras.

No bairro Nova Cidade, o ecoponto está localizado na rua Curitiba, ao lado da Associação Global de Catadores de Materiais Recicláveis. Já no Cidade Satélite, o ecoponto está situado na rua Cisne, próximo à avenida Gêmeos. Na chegada, profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) coletam os dados dos cidadãos, como CPF, endereço e o tipo de resíduo descartado.

Ana Lúcia dos Santos, de 62 anos, moradora de Boa Vista, é uma das pessoas que utiliza o serviço regularmente — Foto: Semuc

O secretário municipal de Meio Ambiente, Alexandre Santos, destacou a importância dessa ação. “Até esta semana, foram feitos cerca de 160 descartes. Esse trabalho auxilia na vida útil do Aterro Sanitário e gera emprego e renda, contribuindo para uma economia circular. Entregamos os materiais para as cooperativas, onde são prensados e enviados aos grandes centros”, explicou.

Por outro lado, resíduos úmidos, como restos de alimentos, lixos domésticos e animais mortos, além de pilhas, baterias e materiais com composição química, não podem ser descartados nos ecopontos, devido ao risco de contaminação e decomposição rápida.

Os ecopontos não funcionam às segundas-feiras, quando passam por manutenção.

Leia a Folha Impressa de hoje