Produtores rurais de Mucajaí, afetados pela estiagem em Roraima, receberam 1,9 mil sacas de sementes de capim nessa quarta-feira (11). A entrega ocorreu em ação ‘Sementes da Esperança’ do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Iater).
A iniciativa visa recuperar pastagens nas vilas Samaúma, Nova, da Penha e do Apiaú. Cada produtor incluído no programa emergencial recebeu duas sacas de sementes de capim Brachiaria Brizantha cv. Marandu. Rosilene Beserra, produtora na Vila Nova, destacou o impacto positivo da ação.
“Estamos sem pastagem e sem recursos para comprar sementes. Já plantamos as sementes recebidas, e o capim está nascendo, o que nos ajuda a continuar com o gado e o plantio de mandioca, milho e feijão”, disse.
Além das sementes, os produtores tiveram acesso a serviços como orientações sobre o Projeto de Grãos 2025, o Programa Roraima Mais Leite, emissão de Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e informações sobre crédito rural.
Estiagem em Roraima
O início de 2024 foi marcado por uma das piores secas da história de Roraima, seguida por queimadas e infestação de pragas que devastaram as pastagens. Mais de 7 mil bois e vacas morreram devido a crise.
Em resposta, o governo estadual decretou situação de emergência nos municípios mais afetados – Amajari, Alto Alegre, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, Pacaraima, Normandia e Uiramutã – e deu início ao Programa Emergencial de Apoio à Pecuária Familiar, para reduzir esses danos. Além disso, foram implementadas ações emergenciais, como a liberação de créditos rurais de até R$ 5 mil pela Desenvolve Roraima, com condições especiais de pagamento, e o Programa de Gradagem, que oferece equipamentos para recuperação de áreas degradadas.