Política

Telmário é escolhido vice-líder da bancada do PDT no Senado Federal

Negociação foi feita com outros cinco senadores do partido, ficando para o parlamentar roraimense o importante cargo no Senado

Quarta maior bancada do Senado Federal, o PDT terá como vice-líder o senador Telmário Mota. Além do roraimense, o PDT conta com mais cinco senadores: Acir Gurgacz (RO), que continuará como líder, Cristovam Buarque (DF), Lasier Martins (RS), Reguffe (DF) e Zezé Perrella (MG).
O parlamentar de Roraima disputava a vaga de vice-líder com Cristovam Buarque. “Nós dois tínhamos interesse no cargo. Fizemos uma negociação e eu fiquei na vice-liderança e o partido indicará o Cristovam para uma comissão a qual o partido tem direito. No momento que Roraima está carente de muitas coisas, preferi ficar na vice-liderança para ter uma maior cancha para reivindicar melhoria para o Estado”, explicou Mota em entrevista à Folha.
Para o senador, que assumiu uma cadeira no parlamento no início do mês, a conquista do cargo é uma grande vitória. “É a primeira vez que um parlamentar de Roraima assume uma vice-liderança já na primeira legislatura. E eu não disputei vaga com qualquer um. No partido, temos senadores com votações expressivas em seus estados. Cristovam é uma entidade, um cara forte. O PDT deu um destaque muito grande para Roraima com essa indicação”, afirmou.
REUNIÕES – O senador Telmário Mota disse que já se reuniu com diversos ministros nos primeiros dias de mandato. Citou uma audiência com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, para tratar da federalização da Companhia Energética de Roraima (CERR) e da paralisação das obras do Linhão de Tucuruí, que vai interligar Boa Vista a Manaus (AM).
Com o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, o senador conversou sobre aprimoramento e treinamento dos servidores. “O MTE pretende implantar a Universidade do Trabalhador. Faremos um convênio com a Universidade Virtual de Roraima (Univirr) para, por meio de cursos à distância, proporcionarmos uma melhor qualidade de mão de obra no estado”, disse.
Em reunião com o ministro Helder Barbalho, da Pesca e Aquicultura, e com o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Hipérion Oliveira, foi firmado acordo para que Roraima receba dois caminhões frigoríficos e dois caminhões feira. “Assim, o produtor poderá vender diretamente para o consumidor, eliminando o atravessador. Ganham os dois: o produtor, porque poderá ter um lucro maior, e o consumidor, que comprará mais barato”, explicou Telmário Mota, acrescentando que o ministro prometeu visitar Roraima a fim de conhecer a realidade local.
O senador também se reuniu com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu. “O Brasil selecionou dez países para exportar produtos do setor primário e manufaturados. E a Venezuela era um destes países, porém nenhum Estado do Norte estava neste projeto. Pedimos da ministra para que Roraima entrasse no projeto, assim poderemos duplicar ou triplicar a exportação”, comentou.
A internet foi tema de uma audiência entre o Ministério das Comunicações e a bancada do Norte. Ficou acertado que, depois do Carnaval, será feito um fórum em Manaus para debater os problemas da internet em todos os estados da região. Os governos dos estados levarão relatórios técnicos mostrando a realidade de cada local.
A crise energética no Estado voltou ao centro das atenções do senador nesta semana. Ontem ele se reuniu com representantes da Eletronorte e, hoje, tem audiência com a Fundação Nacional do Índio (Funai). “Vou tratar das 27 condicionantes que a fundação colocou para a construção do Linhão de Tucuruí. Hoje a obra está parada só por causa da Funai. E não são os índios que estão impedindo, são os consultores que estão vendendo dificuldade. Queremos que Roraima seja autossuficiente em energia”, afirmou. (V.V)