Você já se perguntou por que existe um bairro e uma escola chamados 13 de setembro em Boa Vista? O jornalista e pesquisador da história de Roraima Francisco Cândido, 70, experiente na área da comunicação, explica a razão pela qual o dia 13 de setembro é um marco história do estado.
Durante entrevista, Cândido revela como influência nacional mudou a trajetória do antigo território do Rio Branco, que antes pertencia ao estado do Amazonas. Em 1943 o então Presidente da República Getúlio Vargas criou, por meio do decreto-Lei n.° 5.812 de 13 de Setembro, os cinco territórios federais Rondônia, Amapá, Território do Rio Branco (Roraima) e os extintos Ponta Porã e Iguaçu (ambos extintos em 1946) passam a ser independentes.
” 9 de julho de 1890 foi a criação do município Boa Vista, criado por Ville Roy até então governador do amazonas. Portanto, de 1890 até 1943, nós pertencíamos ao estado do Amazonas. Até que no dia 13 de setembro o Presidente da República criou os territórios federais. A partir dessa data nos tornamos independentes desse estado, já que Boa Vista era só um pequeno município dentro do Amazonas. Até há em Boa Vista um Bairro que homenageia esta data: o Bairro 13 de Setembro”, revela o historiador.
A instalação do Governo Territorial ocorreu no dia 20 de junho de 1944, com a chegada do Ene Garcez, junto com o primeiro Prefeito do Território, Mário Homem de Melo, que recebeu a administração do prefeito amazonense, o capitão Henrique Temístocles Trigueiro.
Criação do bairro 13 de setembro: – De acordo com a Lei n° 244/91, de 06 de setembro de 1991, que dispõe sobre a promoção do desenvolvimento urbano e zoneamento, o Bairro 13 de Setembro está localizado na Zona Sul de Boa Vista. E, no centro do Bairro há uma Praça que recebeu o nome de: “Praça Pedro da Costa Pontes”. Pedro Pontes foi um dedicado funcionário municipal, no antigo Matadouro de Boa Vista (este Matadouro situava-se ao lado do Pau-da-Paciência, na BR-174/Sul, na entrada do Bairro Pricumã, pela Avenida dos Bambus).
Independência administrativa do Estado
Durante o período da Segunda Guerra Mundial, os governadores dos territórios federais eram nomeados pelo presidente da República. Os prefeitos municipais, por sua vez, eram indicados pelo governador do território federal.
Através do Art. 14 das Leis das Disposições Transitórias da atual Constituição Federal, promulgada em 05 de outubro de 1988, este ex-Território foi transformado no hoje Estado de Roraima.
Confira trecho do hino de Exaltação do Território de Roraima
No Extremo Norte distante,
De uma muralha suporte,
Vistoso, alto e gigante.
Se eleva o Monte Roraima,
Barragem de uma campina,
Que um Sol tropical ilumina
Território de Roraima,
Sentinela avançada,
Defendendo na fronteira,
A presença brasileira.
Letra: 1º Tenente Esp. Arm. Moncla da Rocha Bastos.
Música: Maestro Nivaldo Santiago, da Universidade Federal do Estado do Pará