Cotidiano

Campanha recebe doação de lenços e cabelos

A ação contribui para o resgate da autoestima de mulheres que perderam os cabelos no tratamento do câncer

Neste ano, o CHAME (Centro Humanitário de Apoio à Mulher ) adere pela segunda vez à campanha de doação de cabelos e lenços, em alusão ao Outubro Rosa. A ação é realizada em todo o Brasil, promovida pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE).

A campanha é uma forma de contribuir para o resgate da autoestima daquelas que perderam os cabelos no enfrentamento ao câncer e também reforçar ações de prevenção e diagnóstico precoce da doença. As doações podem ser entregues até o final deste mês em horário comercial na sede do CHAME.

A procuradora especial da mulher, deputada Lenir Rodrigues (PPS) explicou que os lenços serão doados para o setor de oncologia do Hospital Geral de Roraima (HGR). “Este gesto simples de solidariedade pode ajudar muitas mulheres na fase mais difícil do tratamento, que ocasiona a queda dos cabelos”.

A deputada também doou seus cabelos para a campanha e destacou que, para fazer a doação, é necessário ter comprimento que permita o corte de no mínimo 10 centímetros. “A doadora deve avisar ao seu cabeleireiro que deseja doar os fios, pois na hora do corte é preciso amarrar o cabelo com um elástico bem preso para não soltar. É importante cortar um dedo acima do elástico”, explicou.

As mechas de cabelos recebidas pelo CHAME serão encaminhada para instituições especializadas em outros Estados, onde os cabelos serão utilizados na fabricação de perucas para mulheres em tratamento de câncer.

O CHAME é ligado à Procuradoria Especial da Mulher, da Assembleia Legislativa de Roraima e funciona no prédio localizado na Rua Coronel Pinto, 524, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (95) 98801-0522.