Cotidiano

Hemocentro mobiliza doadores no Carnaval

O sangue do fator O negativo e a reposição de plaquetas são as prioridades na campanha que terminará na Quarta-Feira de Cinzas

Com o objetivo de reforçar o quantitativo de bolsas de sangue no Estado, o Hemocentro de Roraima (Hemoraima) intensificará a coleta de todos os fatores para atender a alta demanda geralmente exigida durante o período de festas de Carnaval. As ações iniciarão hoje, estendendo-se até a Quarta-Feira de Cinzas, 18, tendo como atenção especial as bolsas de fator O negativo. 
“É sempre importante sensibilizar a todos que é um feriado longo. Então, gostaríamos de convidar as pessoas para irem, nesta quinta-feira à tarde e na sexta-feira, para fazer a doação de sangue. Nós sabemos que é meio difícil nesses dias de folia, mas quem puder que se dirija, na Quarta-feira de Cinzas à tarde, ao Hemocentro, para nos ajudar a manter um bom estoque”, explicou a diretora Gabrielle Duarte.
Além dos sangues de fator negativo, outra preocupação da unidade é em relação ao estoque de plaquetas. Por se tratar de um dos componentes sanguíneos que tem validade por apenas cinco dias, é necessário repor o item com maior frequência. “As hemácias estão com estoque bem equilibrado. O plasma também está muito bem, porém, o concentrado de plaquetas sempre dá uma reduzida nesse período, uma vez que ele tem somente cinco dias de validade após o ato da doação”, observou.
Para doar, o candidato precisa ter mais de 50 kg e não deve estar em jejum no dia do ato. É importante que esse doador não tenha feito ingestão de alimentos gordurosos até duas horas antes da doação. O adolescente a partir de 16 anos de idade, acompanhado pelos pais ou responsável legal, também pode ser um doador. Para quem já é doador assíduo, a idade permitida é até 69 anos. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no pós-parto.
Nas duas horas que antecedem ao procedimento de coleta, o voluntário preenche um cadastro e, em seguida, é avaliado clinicamente. Se não houver nenhum obstáculo clínico, a coleta é realizada logo em seguida. A unidade captadora do Hemocentro funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas.
A unidade fica localizada na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próxima ao Hospital Geral de Roraima (HGR). Outras informações podem ser obtidas no telefone 2121-0883. (M.L)