Catarina defende criação de novo Hospital da Criança e valorização dos professores municipais

Catarina Guerra (Foto: Rádio Folha)
Catarina Guerra (Foto: Rádio Folha)

A deputada Catarina Guerra (União Brasil), candidata à Prefeitura de Boa Vista, foi entrevistada durante o programa Agenda da Semana na Rádio Folha 100.3 FM deste domingo, 15. Na ocasião, a parlamentar destacou suas principais propostas para a gestão municipal caso eleita nas áreas da saúde, educação, infraestrutura, trânsito, cultura e programas sociais.

Antes de tudo, Catarina se pronunciou sobre a recente decisão liminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que garantiu a sua permanência no pleito e o restabelecimento da sua campanha na rádio e televisão. A deputada destacou ainda que ficou surpresa com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), de exclusão do partido na campanha majoritária, mas estava confiante de um resultado positivo no TSE.

“Eu sempre acreditei nesse propósito, quando a gente busca garantir o nosso direito e a construção do que foi discutido dentro do meu partido e a nível nacional. Tivemos um entendimento divergente do nosso TRE, realmente fui pega de surpresa, não esperava. Mas a justiça foi feita, o TSE garantiu o meu registro e o direito que a gente tanto buscou. A gente acreditava que a decisão seria essa”, pontuou.

Com relação ao seu plano de gestão, Catarina destacou que, caso eleita, será uma ‘prefeita de rua e com coração’, com um modelo de trabalho participativo voltado para as pessoas, priorizando o próximo e com a responsabilidade de dialogar com representantes sindicais, servidores e a própria população. Acompanhe agora algumas das propostas apresentadas pela candidata no seu modelo de governo, caso eleita:

SAÚDE

Na área da saúde, Catarina destacou o apoio do governador Antonio Denarium (Progressistas), dos partidos que fazem parte da sua coligação e a busca de um apoio da bancada federal, visando uma parceria para ampliar o atendimento de saúde na área da atenção básica conforme preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS).

Citou, por exemplo, a procura da população em situação de emergência ao Hospital Geral de Roraima (HGR), que é gerenciado pelo Governo; e não aos postos de saúde, responsabilidade das prefeituras. 

“A gente vai implementar sim, um horário estendido aos nossos postos de saúde durante a semana. Que possam funcionar nos finais de semana e em horário noturno. E mais, sem sobrecarregar servidor. Existe escala de plantão, existe concurso público”. 

Segundo Catarina, a gestão deverá fazer um levantamento dos números onde mais se necessita atendimento para definir onde implementar novas unidades. Outras informações anunciadas foram a possibilidade de criar uma nova unidade do Hospital Santo Antônio no bairro Pintolândia e ampliar a estrutura que já possui; fortalecer o atendimento nas comunidades indígenas de Boa Vista e zona rural; diminuir a demora de atendimentos aos exames; planejamento para estoque e entrega de medicamentos e atendimento domiciliar.

EDUCAÇÃO

Com relação à educação , a candidata destacou que caso eleita vai zerar a oferta de vagas nas creches municipais. “A creche não é um lazer para que a mãe fique de folga. A creche garante alimentação nutricional daquela criança e dá autonomia para que a mãe possa empreender e dar o conforto para sua família”, pontuou.

Catarina pontuou ainda que irá fazer um mapeamento das necessidades de cada bairro, para que os alunos fiquem matriculados em unidades próximas de onde moram e não onde tem vaga disponível. Ainda que as turmas sejam menores para que os estudantes e professores tenham acesso ao ensino de forma adequada.

Catarina reforçou ainda a necessidade de valorização dos professores municipais, sem sobrecarga, com construção de um plano de cargos, carreira e remuneração, pagamento dos direitos e rateio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

TURISMO, CULTURA E ESPORTE

Na área do turismo, a candidata destacou que o turismo se bem aplicado é uma grande fonte de geração de empregos, além da necessidade de fortalecer os produtos regionais e consumir o que é produzido na cidade. 

Dentre as ações apresentadas estão a oferta de mão de obra qualificada e eficiente, utilizar a culinária local enquanto atrativo; criar ambientes agradáveis; utilização do turismo ecológico à favor da cidade; fortalecimento da cultura regional e apoio a eventos locais; estabelecer parcerias com o setor hoteleiro, promoção de campeonatos de esporte, para atrair atletas e investidores; ampliar o acesso ao Teatro Municipal; e parceria e capacitação com o sistema S.

ECONOMIA E GERAÇÃO DE EMPREGOS

Uma das propostas para aumentar a geração de empregos de Catarina é a oferta de incentivos fiscais para atrair grandes indústrias. Implementar acessibilidade e trânsito acessível para os trabalhadores que atuam no Distrito Industrial. Fomentar os pequenos empreendedores, criar selos e incentivos a cooperativas de produtos regionais; capacitar e valorizar os produtores, ampliar o acesso a crédito e valorizar o comércio local.

CRESCIMENTO POPULACIONAL E TRÂNSITO

A candidata defendeu a implantação de um plano diretor, a possibilidade de verticalização da cidade como alternativa para a expansão do perímetro urbano, além de fornecer estrutura como saneamento básico, transporte público, calçadas e coleta de lixo. Com relação ao trânsito, Catarina defendeu o estudo do fluxo do trânsito e buscar alternativas como a implantação de viadutos, galerias e passagens de nível, além de ampliar o acesso da ciclovia, para dar acesso aos trabalhadores.

PROGRAMAS SOCIAIS

Sobre os programas sociais, a candidata destacou que deve-se melhorar os projetos que funcionam e ampliar o seu atendimento, como é o caso do Cernutri (Centro de Recuperação Nutricional Infantil); criar programas para jovens voltado para empreendimento; políticas voltadas para mulheres vítimas de violência; e parceria com o Governo para reprodução de programas do Poder Executivo.

Confira a entrevista na íntegra:

Leia a Folha Impressa de hoje