Empresas aéreas aderiram à prática europeia e já estão cobrando pela bagagem que é despachada no porão da aeronave. O passageiro só tem direito a levar bagagem de mão com até 10 quilos. O que, dessa forma, aumenta o valor final da viagem. A Folha foi às ruas saber se a população concorda em ter que pagar por bagagem em voos.
Marcos Antônio, 32 anos, engenheiro (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)
“Não concordo. Acho que as empresas deveriam seguir os parâmetros do ônibus, em que o cliente paga apenas o valor da passagem. Também não acho correto a pessoa querer fazer uma mudança, chegando na hora do voo com dez malas para serem embarcadas. Creio que as empresas poderiam estipular uma quantidade de bagagem por pessoa, além da bagagem de mão, e incluir uma taxa na passagem”
Geovane Brito, 33 anos, técnico em telecomunicações (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)
“Eu não concordo, porque já pagamos valores bem altos pela passagem. Hoje o deslocamento de Boa Vista à Manaus tem sido um dos mais caros do Brasil. Do Amazonas para outros estados, eu pago valores bem abaixo. Conforme a resolução da Anac, quando começaram a cobrar essas taxas, a intenção era de trazer mais benefício para o cliente, mas a cada dia que passa o atendimento piora, não tendo direito a quase nem a água”
Luciana Aguiar, 33 anos, vendedora (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)
“Eu particularmente não concordo, pois acho que o preço da passagem já é um tanto quanto caro. Além disso, o valor do quilo está sempre sofrendo alterações. Acredito que as empresas deveriam unificar um valor, porque da forma que está as pessoas não podem se planejar financeiramente. A única forma de fazer uma viagem sem que haja imprevisto é ter dinheiro sobrando no bolso, para arcar com as despesas surpresas”
Cristina Baldan, 48 anos, empresária (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)
“Não concordo de forma alguma porque as passagens são muito caras e o atendimento está ficando cada vez mais precário, até para pedir uma água tem sido constrangedor devido ao mau humor das comissárias. Já que estão cobrando tantas coisas deveriam pelo menos oferecer um atendimento melhor, pois até mesmo na hora de embarcar, o passageiro se sente mal com o tratamento dos funcionários”
Sheila Xavier, 31 anos, vendedora (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)
“Não acho certo, porque hoje em dia a carência financeira está muito grande devido à crise. Fico imaginando quando uma pessoa necessita fazer uma viagem por motivos de saúde e não pode levar sua bagagem sem que tenha dinheiro para pagar por ela. A quantidade de 10 quilos realmente é pouca coisa, uma pessoa que precisa se tratar não pode levar apenas essa quantidade. Acredito que isso tem beneficiado apenas as empresa e os clientes vão sendo prejudicados cada vez mais”
Hederlania dos Prazeres, 53 anos, professora (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)
“Não concordo com isso, acredito que é algo que deveria ser incluso dentro do preço da passagem, mas que de certa forma não abusasse do cliente. Recentemente comprei uma passagem e tive que pagar o quilo da bagagem. Acho isso injusto com os consumidores, ainda mais na crise que está. Creio que pelo menos o preço do quilo poderia baixar”