Durante um período muito seco, os cuidados com a pele devem ser redobrados por conta da desidratação. Mas para quem quer fazer ou tem tatuagens deve ficar atento para os perigos e a proteção contra o calor intenso. A FolhaBV conversou com o tatuador Samuel Almeida, que deu algumas dicas para manter a saúde da pele antes, durante e após o procedimento.
Segundo Samuel, uma ação a ser feita é manter hidratação constante da pele e do corpo. Os períodos de muito calor tendem causar ressecamento e com isso afeta não só a cicatrização, mas também a duração da tatuagem para aqueles que já fizeram há algum tempo.
“A gente sempre pede para os clientes evitarem pegar sol após o procedimento, principalmente para quem vai em igarapé. Sempre passar poucas quantidades dos produtos também, como hidratantes, óleos ou protetor solar, tudo isso afeta a cicatrização e a durabilidade da tatuagem”, reforça Samuel.
Após um período de grande exposição ao sol, o recomendado é esperar cerca de 15 dias, até a ensolação passar, para fazer uma tatuagem.
“Muitas vezes a gente não consgue identificar a insolação. Então o cliente deve ter essa atenção de esperar uns dias até que a pele esteja normal para nãoa trapalhar a cicatrização”, explica o tatuador.
O procedimento não é recomendado para quem tem está com a imunidade baixa, pois os riscos com inflamação são maiores. Outra dica importante é a de evitar o consumo de alimentos com muita gordura, pois eles podem dificultar a cicatrização da pele e aumentar o risco de infecção e inflamação.
Tatuagens minimalistas são a tendência para o verão
Samuel falou também sobre as tendências de tatuagens para o verão. Segundo ele, as tatuagens minimalistas são uma grande aposta para o período. Elas e as tatagens tradicionais são as mais requisitadas nos últimos tempos.
“As minimalistas são mais fáceis de cuidar, são mais rápidas de fazer também. É uma tendência que ainda está em alta. As mais tradicionais nunca saem de moda, os amantes de tatuagem mantém essa tradição pois foi nesses modelos que iniciaram tudo”, explicou Samuel.