Cotidiano

Buraqueira na RR-205 coloca em risco a vida de condutores

Situação da pista é crítica nos últimos 49 quilômetros da estrada que liga Boa Vista ao Município de Alto Alegre

Os riscos são constantes para quem dirige na RR-205, rodovia que liga Boa Vista ao Município de Alto Alegre, Centro-Oeste do Estado. Situação crítica está nos últimos 49 quilômetros da estada, onde a pista está esburacada e sem sinalização. Os moradores da região estão preocupados com a proximidade do inverno, quando as chuvas se intensificam e pode piorar ainda mais as condições da pista.
 “Tenho casa em Boa Vista e no Alto Alegre, por isso preciso fazer esse trajeto duas vezes por semana no mínimo. Mas a cada dia que passa fica mais perigoso e arriscado para viajar, até mesmo levar minha família”, disse um morador que pediu para não ser identificado.
Ele explicou que o prefeito de Alto Alegre, José Arimatéia (PT), o Teca, já enviou um ofício para a Secretaria de Infraestrutura (Seinf) solicitando melhorias, mas nada foi feito. “O prefeito publicou uma cópia do ofício no qual ele pede providências. Todo mundo sabe que na nossa cidade sempre tem festejos, e a mistura de alcoolismo com as péssimas condições da estrada tem tirado a vida de muita gente, inclusive, inocentes”, relatou. 
O morador frisou que, por três vezes, foram realizadas obras na estrada, porém somente até o Km 40, próximo a um parque aquático, ainda na zona rural de Boa Vista. “O começo da estrada até o parque aquático é uma maravilha. Ainda dá para andar até a ponte do AuAu. Mas, daquele trecho em diante, está intrafegável. De lá para frente nunca foi feita nenhuma obra, são mais 49 quilômetros de buraqueira. O máximo que eles fazem é tapar uns buracos”, frisou.
Outro problema apontado é a falta de sinalização. “Nós conhecemos esse trecho como ‘pista da morte’. Não existe sinalização alguma e a estrada é muito estreita e cheia de curvas. Em alguns trechos, temos que desviar e andar por dentro do mato. Quem anda por ali à noite se arrisca”, complementou.
Ele destacou que os condutores acumulam prejuízos causados pelo descaso com a estrada. “Já perdi as contas de quantas vezes troquei pneu de carro e moto porque furou na estrada. Balanceamento, então, melhor nem comentar. O que nos deixa indignados é que tiram nosso dinheiro para melhorar nossa vida, mas só pioram. Esperamos que algo seja feito o mais breve possível”.
GOVERNO – A Secretaria de Comunicação do Governo do Estado esclareceu que a Seinf tem conhecimento da situação da RR-205, porém encontrou a Usina de Asfalto do Estado desativada, sem insumos, materiais e equipamento para o trabalho, por isso está com dificuldades para suprir uma série de necessidades estruturais do Estado.
Afirmou que o secretário estadual de Infraestrutura, Flamarion Portela, depois de fazer vistoria na usina, determinou a busca de equipamentos que estavam espalhados pelo Estado, pela gestão anterior, para que possam ser colocados em funcionamento o mais breve possível.
Ele informou que está aguardando a abertura do Orçamento para as despesas das secretarias e acredita que até março será possível realizar pelo menos uma operação tapa buracos na estrada, visando amenizar o problema. (JL)