21 renunciam candidatura para vereador e desistem das eleições em Roraima

Candidatos desistiram em nove municípios

Caso aconteceu nas eleições de 2018 (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Caso aconteceu nas eleições de 2018 (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

São vários os motivos que fazem um candidato desistir de concorrer às eleições. A falta de apoio político, o não cumprimento de promessas de apoiadores, razões pessoais ou de saúde que desmotivam um concorrente. Por conta disso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) garante a possibilidade de reconsiderar sua escolha e renunciar sua candidatura. Em Roraima, 21 candidatos a vereadores desistiram de concorrer às eleições no Estado até o momento.

Os dados foram publicados pelo portal de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do TSE. O levantamento feito pela FolhaBV apontou que seis candidatos desistiram em Alto Alegre, quatro em Boa Vista, dois em Bonfim, dois no Cantá, dois em Caroebe, um em Pacaraima, um em Rorainópolis, um em São João da Baliza e dois em Uiramutã.

Em agosto deste ano, cinco candidatos do Alto Alegre já haviam informado que iam desistir da disputa por protesto contra a decisão do diretório local. Segundo eles, quatro candidatos foram excluídos da lista com 10 nomes. Na época, a executiva municipal negou qualquer alegação de perseguição e reforçou que o procedimento de registro foi legal. 

No mesmo município, o vereador Assis Pedroso (PSD) desistiu de disputar a reeleição, segundo ele, por suposta retaliação do vice-presidente do partido em Roraima, Pedro Henrique Machado. Sobre o caso, o executivo municipal negou as acusações e reforçou que o partido não estava “perseguindo nenhum candidato a vereador”.

O restante, em sua maioria, alegou motivos pessoais para desistir da campanha. Vale ressaltar que mesmo com a renúncia, os candidatos ainda tem a obrigação e o dever de prestar contas do recebimento de valores para campanha, conforme a legislação eleitoral vigente. Com a desistência, o partido, federação ou coligação tinha até o dia 16 de setembro para pedir substituição de candidatura. O prazo só pode ser prorrogado em caso de falecimento do candidato.

Confira o nome dos desistentes:

CandidatoPartidoMunicípio
Assis PedrosoPSDAlto Alegre
Irmão Paulinho do PoloPSDAlto Alegre
Lusio SomPPAlto Alegre
Marizete CamposPPAlto Alegre
Romildo GauchoPPAlto Alegre
Silvanete do Novo PlanaltoPPAlto Alegre
Fabrício MarquesREDEBoa Vista
Fabio SousaPDTBoa Vista
João GomesPC do BBoa Vista
Mário Pet PrimeREDEBoa Vista
Cristiano TodinhoPSDBBonfim
Balbina do MurirúMDBBonfim
Claudia RossanaPDTCantá
Sutero do ChurrasquinhoPSBCantá
Izac LemesPDTCaroebe
KatianaPLCaroebe
Karol Miranda PDTPacaraima
Tondoin do PovãoRepublicanosRorainópolis
Claudio NegãoProgressistasSão João da Baliza
André FelipeMDBUiramutã
Tuxaua RosárioPSDBUiramutã

Leia a Folha Impressa de hoje