Cotidiano

Brasileiros estão procurando por melhores opções de trabalho

Segundo o IBGE, houve redução no desemprego por conta da menor procura

O número de pessoas desempregadas no país caiu 6,8% em 2014, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE.

O número é inferior aos 7,1% registrados em 2013. Apesar do índice ter caído, a taxa de desocupados, ou seja que não estão trabalhando e nem são considerados desempregados, cresceu em comparação a 2013.Há dois anos, o percentual foi de 6,2 %. 

De acordo com especialistas, a redução no desemprego foi por conta da menor procura por trabalho em um momento de fraca economia, em que mulheres e jovens costumam aguardar melhores oportunidades para buscarem um emprego. O que significa que os brasileiros estão deixando de procurar empregos no país.

Os jovens entre 18 e 24 anos estão entre os que mais registraram desocupados no país. Especialistas apontam dois motivos para o aumento no índice: a falta de experiência, cada vez mais requisitada no mercado de trabalho, e a maior procura pelos estudos, como explica a especialista em recursos humanos, Débora Baren.

“O primeiro motivo acho que é importante, é a ideia de que as pessoas precisam ter tempo para o estudo. Então, se você verificar dentro dessa parcela, o que nos leva a crer que existem pessoas que estão preferindo investir um pouco mais na sua educação formal, estudando para concurso, estudando de uma forma geral.”

A pesquisa do IBGE ainda mediu as taxas de desemprego por região. As mais altas foram registradas no Nordeste, com quase 9%, seguindo pela região Norte, com pouco mais de 7%. Já a região Centro-Oeste foi a que registrou o índice mais baixo.

Fonte: Agência do Rádio