Um homem foi preso durante operação de fiscalização ambiental em Caracaraí nesta sexta-feira (20), que identificou um esquema de ação planejada de queimadas na região. O município é um dos focos de incêndio no país, segundo levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)
A ação foi promovida pela Polícia Federal em Roraima (PF/RR) em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Força Nacional de Segurança Pública e a Companhia Independente de Policiamento Ambiental (CIPA).
Segundo a PF/RR, a ação foi motivada por monitoramento de imagens de satélite que indicaram focos de queimadas ilegais na área rural. Durante a operação, as equipes identificaram um incêndio em andamento próximo a uma fazenda, resultando na prisão em flagrante do responsável, que também possuía uma arma de fogo.
O destaque fica para a descoberta de uma estrutura organizada para a realização de queimadas, “com ferramentas, maquinários e combustível, evidenciando uma ação planejada contra o meio ambiente”, informou a PF/RR.
O homem foi encaminhado à Superintendência da Polícia Federal em Boa Vista, sendo responsabilizado pelos crimes ambientais e a posse ilegal de arma.
Vale ressaltar que o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu que o Estado de Roraima providenciasse esclarecimentos sobre os incêndios no município de Caracaraí no prazo de 30 dias.