Operação da PF/RR identifica esquema de incêndio criminoso em Caracaraí

Um homem foi preso em flagrante próximo a uma queimada em andamento

Operação da PF em Caracaraí (Foto PFRR)
Operação da PF em Caracaraí (Foto PFRR)

Um homem foi preso durante operação de fiscalização ambiental em Caracaraí nesta sexta-feira (20), que identificou um esquema de ação planejada de queimadas na região. O município é um dos focos de incêndio no país, segundo levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)

A ação foi promovida pela Polícia Federal em Roraima (PF/RR) em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Força Nacional de Segurança Pública e a Companhia Independente de Policiamento Ambiental (CIPA).

Segundo a PF/RR, a ação foi motivada por monitoramento de imagens de satélite que indicaram focos de queimadas ilegais na área rural. Durante a operação, as equipes identificaram um incêndio em andamento próximo a uma fazenda, resultando na prisão em flagrante do responsável, que também possuía uma arma de fogo.

O destaque fica para a descoberta de uma estrutura organizada para a realização de queimadas, “com ferramentas, maquinários e combustível, evidenciando uma ação planejada contra o meio ambiente”, informou a PF/RR.

O homem foi encaminhado à Superintendência da Polícia Federal em Boa Vista, sendo responsabilizado pelos crimes ambientais e a posse ilegal de arma.

Vale ressaltar que o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu que o Estado de Roraima providenciasse esclarecimentos sobre os incêndios no município de Caracaraí no prazo de 30 dias.

Leia a Folha Impressa de hoje