São Francisco: Igreja católica celebra padroeiro com extensa programação

O evento inicia na próxima quarta-feira (25) e se estende até o dia 4 de outubro, com novena, confissões, missas, arraial e a tradicional benção aos animais

Este ano, o tema central da festa será 'Um chamado à paz e à natureza', inspirado nos ensinamentos de São Francisco. (Foto: reprodução/Paróquia São Francisco)
Este ano, o tema central da festa será 'Um chamado à paz e à natureza', inspirado nos ensinamentos de São Francisco. (Foto: reprodução/Paróquia São Francisco)

São Francisco, o padroeiro dos animais e do meio ambiente, será celebrado pela Paróquia São Francisco das Chagas com uma extensa programação. O evento inicia na próxima quarta-feira (25) e se estende até o dia 4 de outubro, com novena, confissões, missas, arraial e a tradicional benção aos animais.

Este ano, o tema central da festa será ‘Um chamado à paz e à natureza’, inspirado nos ensinamentos de São Francisco. Segundo o pároco, padre Josimar Lobo, as nove noites de oração, que antecedem o dia do padroeiro, contarão com mensagens diferentes para guiar os fiéis à conscientização para o cuidado ao meio ambiente e às relações humanas.

“Todos nós somos responsáveis por cuidar bem da nossa casa comum, por isso promover a paz, olhar os bens da criação como o dom de Deus gratuito para todos nós, é também nos responsabilizarmos, cuidarmos, amarmos e nos perguntarmos o que estamos fazendo com aquilo que Deus nos deu de forma gratuita. É responsabilidade de cada homem e de cada mulher”, destacou o padre.

Programação

Além da novena, a festa de São Francisco será celebrada com a tradicional benção aos animais no dia 03 de outubro, a partir das 19h. No dia do padroeiro, 04 de outubro, haverá procissão, a partir das 17h, seguida da Santa Missa e do arraial. A procissão iniciará na igreja, localizada na avenida Capitão Júlio Bezerra, 775, bairro São Francisco.

São Francisco de Assis

Homenagens a São Francisco de Assis terá procissão e quermesse (Foto: Thirza Perim)

São Francisco de Assis, batizado como Giovanni di Pietro di Bernardone, nasceu em Assis, Itália, em 1181 ou 1182. Segundo o Vaticano, após uma juventude marcada pela riqueza e pela vida despreocupada, Francisco passou por uma profunda conversão espiritual. Abandonando todos os seus bens, escolheu viver na pobreza, seguindo o exemplo de Jesus Cristo.

Em 1209, fundou a Ordem dos Frades Menores, conhecidos como Franciscanos, com a aprovação papal, conforme registrado pela Santa Sé. São Francisco pregava o amor incondicional a Deus, a simplicidade e a fraternidade com todas as criaturas, ecoando os ensinamentos cristãos.

O Vaticano também destaca que ele recebeu os estigmas, as chagas de Cristo, nos últimos anos de sua vida. Canonizado em 1228, ele é venerado como o padroeiro dos animais e do meio ambiente, e seu legado de amor pela criação é amplamente reconhecido pela Igreja Católica.

Leia a Folha Impressa de hoje