Os constantes apagões de energia a que os roraimenses já estão acostumados têm trazido também prejuízos com queimas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos. A Folha foi às ruas saber se as pessoas já perderam aparelhos eletrônicos devido aos apagões.
Lindalva Lima, 38 anos, estudante (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)
“A central de ar do quarto da minha filha queimou por causa dos apagões. No dia do ocorrido, havia faltado energia de manhã, no entanto, rapidamente voltou, ligamos a central e estava funcionando. Acontece que faltou energia mais duas vezes nesse dia. De noite, quando liguei, a central já não funcionava mais. Acredito que as autoridades precisam resolver essa situação, pois faz muito tempo que estamos vivendo com esse problema”
Claudete Pereira, 43 anos, auxiliar cerimonial (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)
“Perdi uma máquina de lavar por causa das quedas de energia. Me sinto triste com relação a todos esses problemas que enfrentamos aqui no Estado, pois pagamos um absurdo na conta de energia e dessa forma estamos sendo prejudicados, tanto em pagar por um serviço sem qualidade, como também ter o prejuízo de perder coisas que batalhamos para conseguir conquistar”
Victor dos Santos, 16 anos, estudante (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)
“Devido aos apagões, a geladeira da minha casa parou de funcionar. Essa é uma situação que gera certo tipo de transtorno, até porque geralmente a falta de energia acarreta a falta d’água, o que é ruim para a população. As pessoas acabam ficando sem algo que é muito necessário, que é a água e a energia”
Cibele Reis, 21 anos, panfleteira (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)
“Minha casa particularmente nunca perdeu nenhum tipo de eletrodoméstico, no entanto, geralmente ouço as pessoas falando sobre ter perdido alguma coisa. Acredito que o Estado deixou a desejar, já deveria ter resolvido esse problema há muito tempo. Creio que Roraima tem capacidade de ter a sua própria energia, se tivéssemos uma hidrelétrica, talvez isso não aconteceria”
Geovane Ferreira, 22 anos, estudante (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)
“Nunca perdi nenhum aparelho, mas conheço pessoas que perderam, acho isso um absurdo. Algumas pessoas mal conseguem pagar a conta de energia por falta de condição financeira. Vejo isso como algo lamentável. Acredito que os políticos deveriam tomar providências com relação à energia do nosso Estado”
Gabriel Ferreira, 31 anos, assistente de TI (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)
“Eu particularmente nunca fui prejudicado com relação a isso, mas uma pessoa próxima de mim perdeu a TV por causa dos apagões. Acho que essa situação é bastante frustrante, pois existem pessoas que dependem da energia para trabalhar, como é o meu caso. Faço atendimento com clientes em todo o Brasil, necessito que o computador esteja ligado, às vezes estou no meio de um procedimento técnico e falta a energia, o que me deixa realmente frustrado”