Geral

Pedagoga avalia comportamento familiar na era digital

Joselita Peixoto afirma que pais precisam estar mais presentes na vida pessoal dos filhos

Em entrevista ao programa ‘Bom Dia Roraima’, da Rádio Folha FM 100.3, a pedagoga e psicóloga Joselita Peixoto, comentou a respeito do comportamento das famílias brasileiras na era digital e de como isso tem refletido na construção de crianças e adolescentes.

Segundo ela, é cada vez mais preocupante a omissão dos pais no acompanhamento da vida pessoal dos filhos, principalmente no repasse de valores educacionais.

“A gente tem notado que está havendo uma delegação de responsabilidade dos pais para a escola. Logicamente que nós educadores temos o dever de ajudar na formação dessa educação, um ato que deve ser construído em parceria também com a sociedade, no entanto, a responsabilidade da transmissão dos valores deve ser gerida da forma mais positiva possível pelos pais”, afirmou.

A especialista comentou, entre outros assuntos, a exposição de crianças e adolescentes as informações que são vinculadas por meio das redes sociais e aplicativos de mensagem instantânea. Para ela, a participação dos pais nesse tipo de questão é fundamenta para orientar os filhos sobre os cuidados com materiais que nem sempre refletem a realidade.

“Os pais precisam orientar os filhos desde cedo para a veracidade dos fatos, saber que a vida dos outros tem que ser respeitadas, que nós não podemos estar simplesmente transmitindo [a informação], passando para as pessoas aquilo que nós não temos certeza, se é verdade ou não e isso é um sentido de educação”, destacou.

Joselita falou ainda da responsabilidade que os pais possuem para a transmissão de valores positivos para os filhos.

“Nós somos referências para os filhos. O filho que vê o pai lendo, consequentemente, ele vai ler, e a gente respeita cada família, não estamos aqui para doutrinar como a família tem que educar, cada um tem que pedir sabedoria a Deus para encontrar a melhor maneira de ele [criança] conviver com o mundo, até porque nós vivemos em tempos difíceis em todas as esferas e nós temos estar preparados para isso, mas nós somos referências. Então, eu não posso apenas falar. O peso das minhas atitudes é muito maior e ter filho é ter responsabilidades”, frisou.  

Acompanhe a entrevista completa na live transmitida na página do Facebook da Rádio Folha FM 100.3.