O Consulado-Geral do Japão em Manaus doou 89.267 mil dólares para o “Projeto de Aquisição de Micro-Ônibus para atender pessoas idosas em vulnerabilidade social no Projeto Rede Cidadania Melhor Idade” da Secretaria de Estado do Trabalho e Bem Estar Social de Roraima (Setrabes) A cerimônia ocorreu hoje (30) e contou com a presença da Secretária Emília Campos, da Cônsul-Geral do Japão em Manaus, Sra. Hitomi Sekiguchi, entre outros.
Segundo o consulado, esta cooperação do Japão tem como objetivo proporcionar o transporte gratuito para pessoas idosas em vulnerabilidade social com intuito de garantir a sua participação nas atividades ofertadas no Projeto Rede Cidadania Melhor Idade da Setrabes, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dessa população.
O programa de “Assistência a Projetos Comunitários de Segurança Humana (APC)” oferece assistência financeira não-reembolsável a várias entidades, tais como organizações não-governamentais (ONGs), organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), hospitais, escolas e governos locais, a fim de auxiliar na implementação de seus projetos comunitários de desenvolvimento. O Consulado Geral do Japão em Manaus, concede apoio aos projetos dentro de sua juridição: AM, RO, RR e AC.
“Com o desejo de participar dos esforços das autoridades e entidades locais de atender as pessoas necessitadas, oferece este valor estipulado no Contrato de Doação ora assinado. Essa ajuda é oriunda do imposto do cada povo do Japão, espero que o projeto seja executado com responsabilidade e que com esse micro-ônibus, mais pessoas possam ter uma vida melhor. Esperamos que com este programa de “Assistência a Projetos Comunitários de Segurança Humana (APC)” possa estreitar as relações de amizade entre o Brasil e o Japão “disse Hitomi Sekiguchi.
Emília Campos disse que o projeto é muito especial, pois cuida dos idosos que muitas vezes chegam ao Centro com depressão ou doentes. “No Centro, oferecemos todas assistências médicas, todo o acompanhamento de saúde, atividades esportivas, programa de alfatização, oficinas de gerações de renda, tais como costura e artesanato. É um conjunto de atendimento aos idosos” finalizou.
A secretária ressaltou que muitas vezes os idosos têm dificuldade de vir ao Centro. Existem idosos que moram nos locais mais distântes, e muitos são mais vulneráveis. Sendo assim, um micro-ônibus vai nos ajudar nessas pessoas a poderem frequentar o Centro.
“Em Roraima, a espectativa de vida do povo Roraimense subiu nos últimos 4 anos e temos cada vez mais idosos na nossa população. Eles já contribuíram muito ao Estado e cuidaram as suas famílias, agora é o momento que eles podem receber toda a atenção do Estado e para isso, desenvolvemos projetos com muito carinho e esforço” disse.