CONTEÚDO PATROCINADO

‘Escolha a Vida’: nova campanha da ALE-RR reforça ações de prevenção e combate ao uso de drogas

Institucional é uma ação do Poder Legislativo para alertar sobre as consequências do vício em qualquer tipo de entorpecentes

Campanha da ALE-RR alerta sobre problemas que surgem com uso de drogas – Foto: reprodução TV Assembleia/ SupCom ALE-RR
Campanha da ALE-RR alerta sobre problemas que surgem com uso de drogas – Foto: reprodução TV Assembleia/ SupCom ALE-RR

A reflexão sobre como uma escolha errada pode moldar a vida de uma pessoa é tema da campanha de combate e prevenção às drogas lançada pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), nesta quinta-feira (26), nos veículos de comunicação do Estado.

O institucional com o tema “Escolha a vida. Diga não às drogas!” mostra a história de um jovem que tem uma vida feliz e em paz com a família, mas vê tudo desmoronar ao escolher consumir drogas. Entretanto, ao lutar para vencer o vício, ele superou os problemas e voltou ao convívio harmônico com os parentes.

O presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), reforçou que o compromisso do Poder Legislativo vai além da elaboração de leis e que os parlamentares têm a responsabilidade de atuar ativamente na proteção e conscientização da sociedade, principalmente no que diz respeito à prevenção e combate às drogas.

Foto: O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio, reforçou o compromisso do Poder Legislativo com a população roraimense – Foto: Marley Lima/ SupCom ALE-RR

“Essa luta exige esforços e a Assembleia está engajada em promover ações que visem informar, educar e oferecer suporte aos nossos jovens e às famílias que enfrentam este problema. Buscamos não apenas enfrentar as consequências do uso de drogas, mas, principalmente, prevenir e criar oportunidades de inclusão social para todos os cidadãos roraimenses”, afirmou Sampaio.

Além disso, a campanha atende uma solicitação do programa “Pare! Ainda dá tempo. Diga não às drogas!”, uma iniciativa do deputado Renato Silva (Podemos), por meio do Projeto de Resolução Legislativa nº 12/24., aprovado pelo Poder Legislativo na sessão de terça-feira (24).

Inserido dentro da Superintendência de Programas Especiais, o programa visa promover a prevenção ao uso e tráfico de drogas por crianças, adolescentes, jovens e adultos. A temática ganhou ainda mais força após o deputado usar a tribuna, em agosto, para alertar sobre o cenário preocupante no Estado em relação ao tráfico de entorpecentes.

Dados da Polícia Civil (PC-RR) revelam que, somente em 2023, foi apreendida mais de 1,6 tonelada de drogas ao longo de 70 operações policiais, o que representa um aumento de quase 350% em comparação ao ano anterior.  Em seguida, o parlamentar apresentou o projeto.

Foto: Deputado Renato Silva é o autor da iniciativa de criação do novo programa permanente da ALE-RR, voltado para a sensibilização dos jovens roraimenses acerca dos malefícios causados pelo uso de drogas – Foto: Marley Lima/ SupCom ALE-RR

“Primeiramente, vamos fazer convênio com todas as escolas do Estado para iniciar o projeto nas unidades a partir do início do ano letivo de 2025. A ideia é atender pais, alunos e professores com cartilhas, livros, palestras e histórias reais de pessoas que saíram desse caminho, a fim de alertar sobre a seriedade da situação. Também vamos contar com assistência psicológica e parceria de profissionais que têm programas voltados ao tema para apresentar nas escolas”, detalhou Silva.

Os três pilares que regem a iniciativa são a prevenção, conscientização e suporte para reabilitação de dependentes químicos. Para alcançar os objetivos, haverá palestras e capacitações, com foco em temas como depressão, redes sociais, autoconhecimento e formação política.

De acordo com o texto aprovado, o programa também contempla rede de apoio, mentoria, avaliação contínua, compra de material informativo e oficinas terapêuticas. Para ajudar no projeto, será formado um comitê consultivo, formado por jovens que vão contribuir com ideias para o conteúdo das ações e o fortalecimento do elo entre a juventude e a Assembleia Legislativa.

Foto: Institucional atende uma solicitação do programa da Assembleia Legislativa de Roraima denominado “Pare! Ainda dá tempo. Diga não às drogas”, cuja criação foi aprovada em sessão plenária no dia 24 de setembro – Foto: reprodução TV Assembleia/ SupCom ALE-RR

Leia a Folha Impressa de hoje