Igreja realiza reuniões em Libras com foco na inclusão da comunidade surda de BV

Reuniões contam com o apoio de materiais visuais, como vídeos bíblicos traduzidos para Libras, facilitando ainda mais o entendimento dos participantes

O trabalho de inclusão começou a ganhar força em 2002, quando o primeiro grupo de surdos passou a frequentar as reuniões em Libras na cidade. (Foto: Divulgação)
O trabalho de inclusão começou a ganhar força em 2002, quando o primeiro grupo de surdos passou a frequentar as reuniões em Libras na cidade. (Foto: Divulgação)

Surdos de Boa Vista têm a oportunidade de participar de reuniões semanais conduzidas inteiramente em Língua Brasileira de Sinais (Libras), promovidas pelas Testemunhas de Jeová. Os encontros ocorrem na Rua Ivone Pinheiro, 1132, no bairro Tancredo Neves, às quartas-feiras, às 19h30, e domingos, às 9h, com o objetivo de oferecer educação bíblica gratuita e acessível.

O trabalho de inclusão começou a ganhar força em 2002, quando o primeiro grupo de surdos passou a frequentar as reuniões em Libras na cidade. Segundo Raimundo Mota, que ajudou a formar o grupo em Boa Vista, a iniciativa foi um marco importante para a comunidade. “No início, foi difícil, porque quase ninguém sabia Libras. Eu mesmo, na primeira vez que participei de uma reunião, não entendia muita coisa, mas os intérpretes me ajudaram. Fiquei impressionado com a forma como todos se esforçavam para nos incluir”.

(Foto: Divulgação)

Hoje, as reuniões contam com o apoio de materiais visuais, como vídeos bíblicos traduzidos para Libras, facilitando ainda mais o entendimento dos participantes. “Antigamente, não tínhamos essa tecnologia toda. Agora, com o aplicativo JW Library em Libras, podemos acessar a Bíblia completa em nossa língua”, comentou Raimundo.

As reuniões são realizadas nos Salões do Reino das Testemunhas de Jeová e estão abertas a todos os interessados. Além disso, quem busca uma abordagem mais personalizada pode solicitar um curso bíblico domiciliar, também gratuito, onde voluntários oferecem suporte individualizado.

Leia a Folha Impressa de hoje