No começo da tarde dessa quinta-feira, dia 1º de novembro, dois homens mataram com três tiros na cabeça o ex-presidiário Valmir Cabral da Penha, vulgo “buchudo”, de 34 anos, dentro da residência dele no bairro Centenário, zona oeste da Capital. O fato ocorreu por volta das 14h.
A esposa da vítima contou à Polícia Militar, que dois elementos altos, magros e morenos, entraram na residência, surpreenderam o casal que, já rendido, foi obrigado a deitar de bruços no chão. Os indivíduos exigiram dinheiro e ameaçaram matar os dois. A mulher disse onde o dinheiro estava guardado e depois de pegarem toda a quantia, um dos bandidos deu três tiros na cabeça de Valmir, sem dar chances de defesa. Eles fugiram em um veículo Renault/Sandero, cor branca.
A PM conseguiu apurar junto à Divisão de Inteligência e Captura da Secretaria de Justiça e Cidadania (Dicap/Sejuc) que a vítima é membro de uma facção criminosa e foi solto há poucos dias da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), na zona rural de Boa Vista, onde cumpria pena pelos crimes praticados. Todas as suspeitas são de que integrantes da facção rival tenham matado Valmir.
O local foi isolado pela Polícia Militar até a chegada da Perícia Criminal e do rabecão do Instituto de Medicina Legal (IML). Ao fim dos procedimentos técnicos, o corpo foi removido até a sede do IML para ser submetido a exame de necropsia. Agentes da Delegacia-Geral de Homicídios (DGH) estiveram na casa onde o homem foi assassinado e conversaram com as testemunhas, para dar início às investigações. (J.B)