Fabrício Araújo
Colaborador da Folha
O processo eleitoral para escolha da nova diretoria do Sebrae Roraima vai começar dia 15 de novembro e até 15 de dezembro já deverá ter sido feita a escolha para os cargos de superintendente, diretor técnico e diretor administrativo e financeiro.
Segundo a determinação do regimento do Sebrae com 15 dias de antecedência deverá ser publicado um edital explicando como ocorrerá a eleição e abrindo prazo para que os interessados se inscrevem para participar do pleito.
“A primeira reunião deve ocorrer para definir a comissão eleitoral e o novo presidente desta comissão. Ela é considerada soberana e é formada somente por conselheiros. Ao total são 15 conselheiros que devem votar para definir quem deve ocupar os cargos. As entidades privadas controlam oito dos 15 votos, o governo estadual dois e o governo federal os cinco restantes votos”, explicou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Rivaldo Fernandes Neves.
Depois de formada a Comissão, serão disputados os cargos de superintendente, diretor técnico e diretor administrativo e financeiro. Embora precise ser, de alguma forma, parte do sistema para votar, não é necessário ser membro do Sebrae para ser votado. “Só pode votar quem for conselheiro, ser votado qualquer um pode desde que seja indicado por qualquer uma das instituições”, disse Rivaldo Fernandes Neves.
O edital da eleição ainda não foi publicado, portanto, não há nomes oficiais sobre quem pretende concorrer a cada cargo. Na comissão eleitoral o presidente não pode ser reeleito e o único que pode concorrer à superintendência ou uma das diretorias, os outros membros precisam se desligar do conselho se desejarem concorrer a um dos cargos.
“Nós não podemos ser candidatos, a não ser que a gente se desligue do conselho, nós só podemos votar. O único que pode ser candidato estando no conselho é o presidente do conselho deliberativo, o presidente do conselho não pode ser reeleito, só os cargos administrativos”, concluiu.
Na eleição de 2014, Luciana Surita assumiu a superintendência, Cristina Andrade assumiu o cargo de diretora técnica e Almir Sá se tornou o diretor administrativo e financeiro.
CANDIDATOS – Fontes extraoficiais relataram à Folha que um representante da Desenvolve RR demonstra interesse de concorrer à superintendência e deve disputar com Luciana Surita, que ainda de acordo com a fonte, tentará a reeleição.
O presidente da comissão eleitoral quando questionado sobre os possíveis nomes que tentariam concorrer, falou que ainda é muito cedo para se pronunciar sobre o assunto.
“Não há nada oficial, ainda não saiu edital, então não tem como alguém se inscrever e eu não posso dizer se há interessados. Depois da publicação do edital é que aparecem os interessados”, afirmou.
Sobre a possibilidade de reeleição para os atuais cargos, Neves contou que todos os ocupantes de cargos administrativos podem se reeleger, somente o presidente do conselho deliberativo precisa ser outro conselheiro.
“Os critérios que a pessoa precisa apresentar para ser candidato e eles estão todos no estatuto. Qualquer pessoa da diretoria pode ser reeleita, só não pode ser reeleito o presidente do conselho. Esperamos uma eleição tranquila, não há motivos para termos uma eleição tumultuada, de jeito nenhum. São quinze instituições que votam e ninguém vai brigar entre si”, disse Rivaldo Fernandes Neves.