Confusão em Mucajaí envolve deputada e filhos da prefeita Nega

Confusão em Mucajaí envolve deputada e filhos da prefeita Nega

Uma confusão foi registrada na tarde de hoje (02) em Mucajaí envolvendo a deputada estadual Joilma Teodora (Podemos), Édio Júnior e Elton Lopes, filhos do ex-deputado federal Édio Lopes e da atual prefeita de Mucajaí, Eronildes Aparecida.

No boletim de ocorrência registrado por Joilma Teodora, a deputada informou que por volta das 13h30 estava em um almoço oferecido pelos donos de uma residência em Mucajaí, entre eles, uma senhora idosa.

Segundo a parlamentar, a residência foi invadida por Elton Vieira Lopes e Édio Vieira Lopes Júnior. Joilma afirmou ainda que os dois “passaram a proferir ofensas e ameaçar os presentes”.

Ainda, que diante das ofensas, a deputada informou que saiu da residência considerando que a proprietária é uma pessoa idosa e com problemas de saúde, mas que os dois acompanharam a parlamentar e sua equipe para fora do imóvel. Joilma diz ainda no boletim que Elton “apontou o dedo” para ela e falou “você vai me pagar”. Que diante do comportamento, a deputada deu voz de prisão aos dois por ameaça e invasão de domicílio, mas que os envolvidos entraram em um veículo e se retiraram do local.

Por sua vez, segundo vídeos divulgados nas redes sociais do próprio Édio Júnior, é possível ver Joilma, Édio e Elton acompanhados de sua equipe em frente a uma residência no município. Nas imagens a deputada começa a ser questionada pelos dois sobre a fiscalização de obras estaduais e funcionamento das unidades de saúde, entre elas, a Maternidade Nossa Senhora de Nazareth. Por sua vez, a parlamentar alega que os dois estavam na residência “de uma senhora” para “constrangê-la”.

A discussão verbal escalou para uma agressão física à Elton Lopes supostamente efetuada por um segurança de Joilma. Informações obtidas pela FolhaBV apontam que o homem em questão é lotado na Casa Militar da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) e atua como segurança da parlamentar. Em seguida, outro rapaz, ainda não identificado, empurra o suposto segurança. Nos vídeos é possível escutar a parlamentar pedindo “não” quando começa a agressão. 

Na sequência dos vídeos é possível ver que Elton Lopes, Édio Júnior e Joilma Teodora mantém uma discussão verbal. O relato é que todos os três se deslocaram para a Delegacia Municipal de Mucajaí para registros de boletins de ocorrência.

Uma multidão de apoiadores de ambos os lados permanece até o momento em frente à Delegacia de Polícia de Mucajaí, com gritos de apoio e de acusações.

Confira vídeos dos ocorridos:

Vídeo mostra confusão em Mucajaí (Reprodução/Internet)

Deputada Joilma diz que sofreu ameaças e que sua equipe política apenas reagiu à agressão

Após o ocorrido, a deputada Joilma Teodora se pronunciou sobre o caso e emitiu uma nota de repúdio. No texto, a parlamentar afirma que sofreu ameaças e que sua equipe teria apenas reagido à agressão sofrida.

Confira na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO

Com profunda indignação e perplexidade, venho a público repudiar veementemente a violência cometida pelos filhos da prefeita de Mucajaí, Elton e Édio Lopes Júnior, contra mim, minha equipe e amigos queridos que me receberam para um almoço em sua residência, na tarde desta quarta-feira, 2, no município de Mucajaí.

Elton e Édio invadiram a casa, proferindo ameaças diretas contra mim. A violência continuou do lado de fora da residência, onde, após ser dada voz de prisão, os agressores fugiram em um veículo.

Diante dessa grave situação, registrei um Boletim de Ocorrência pelo crime de ameaça e adotarei todas as medidas legais cabíveis para assegurar que os responsáveis sejam devidamente punidos.

Após o incidente, um vídeo distorcendo os fatos foi divulgado por membros de um grupo político adversário, em uma tentativa de manipular a narrativa dos acontecimentos. Nele, é possível ouvir claramente as ameaças feitas contra mim. Reafirmo que minha equipe apenas reagiu à agressão sofrida momentos antes.

É lamentável que, em pleno século XXI, nós, mulheres, ainda passamos por situação vexatórias e de ameaças.

Por episódios como este, sigo firme em meu trabalho como Procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima, comprometida em proteger e lutar pelos direitos de todas as mulheres do nosso estado, denunciando agressores e buscando justiça.

Joilma Teodora
Deputada Estadual – Podemos

Édio Lopes diz que governador usa aparato da PMRR em seu benefício e que estado vive ‘ótica nazista’

Procurado pela FolhaBV, o ex-deputado Édio Lopes comentou a situação envolvendo seus dois filhos. Na ocasião, o ex-parlamentar alegou que o governador de Roraima, Antônio Denarium (Progressistas) estaria utilizando do aparato da Polícia Militar de Roraima (PMRR) em benefício próprio.

Confira a nota na íntegra:

Mucajaí está vivendo um clima de terrorismo implantado pelo Governo do Estado, com seus candidatos e com os agentes, sobretudo com a atuação da Polícia Militar (PMRR). Um regime de amedrontar e de aterrorizar as pessoas. A Polícia Militar se dá o trabalho de fechar quarteirões para que o candidato do governador “possa trabalhar” à vontade dentro do quarteirão durante a noite. 

O município vive um clima tenso, que culminou na ação do dia de hoje. Culminou com a abordagem da Joilma [Teodora], a deputada que anda com aparato policial à paisana. Resultou nessa abordagem de dois filhos meus, do Édio Júnior e do Elton Lopes, o Gordo, que resultou nessa agressão do policial à paisana. 

Mucajaí hoje em dia tem mais polícia do que Boa Vista, com viaturas e agentes à paisana. Nós estamos vivendo um estado sob a ótica nazista, onde usa-se o aparelho policial para aterrorizar as pessoas.

O governador [Antonio Denarium] está sujando a farda da gloriosa Polícia Militar, uma polícia respeitada no Brasil inteiro. O governador precisa saber que daqui uns dias ele vai estar fora do poder porque ele vai ser cassado em Brasília e a Polícia Militar continuará aqui no Estado porque é uma instituição do Estado e não do governador de plantão. 

É lamentável que nós estejamos vivendo isso. É insuportável, é insustentável uma disputa eleitoral com essas condições que o Governo do Estado está impondo. Ele e seus asseclas, essa tropa toda que todos já conhecemos no Estado.

Presidente da ALE-RR se manifesta sobre ocorrido e emite nota de repúdio

O deputado Soldado Sampaio (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), emitiu nota de repúdio sobre o caso e lamentou a ação envolvendo a deputada.

Confira na íntegra:

A Assembleia Legislativa de Roraima repudia, veementemente, a ameaça sofrida pela deputada Joilma Teodora, na tarde desta quarta-feira (2), em Mucajaí. O período eleitoral deve ser marcado pela democracia e cidadania, onde o respeito às diferenças de opinião é fundamental para o fortalecimento do processo democrático.
A violência jamais será o caminho. E não deve ser tolerada. Defendemos o diálogo, a paz e a justiça como os pilares de uma sociedade verdadeiramente soberana.

A FolhaBV entrou em contato com o Governo do Estado sobre as declarações de Édio Lopes e aguarda retorno.

Leia a Folha Impressa de hoje