O maior hackathon do mundo, NASA Space Apps Challenge, retorna a Boa Vista neste fim de semana, entre os dias 4 e 6 de outubro, no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI). O evento é aberto ao público, com inscrições gratuitas até sábado, 5, pelo link.
Com a participação de 60 inscritos e mentores de todo o Brasil, o hackathon oferece a oportunidade de colaborar com soluções inovadoras para desafios globais apresentados pela NASA. Karolina Sousa, coordenadora local do evento, destaca que não é necessário ser programador para participar. “Há desafios para todos os tipos de participantes, como engenheiros, designers, empreendedores e até curiosos e sonhadores. Todos podem contribuir”, explicou. Karolina, que participou como estudante de marketing digital no ano passado, agora lidera a coordenação do evento em Boa Vista.
Edição passada
Na edição de 2023, Boa Vista surpreendeu ao se tornar o maior evento da Região Amazônica e um dos principais do Brasil, superando grandes centros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza. Foram 81 participantes organizados em 15 equipes, que desenvolveram projetos focados em áreas como ciência espacial, meio ambiente e saúde.
Este ano, o evento conta com o apoio de empresas e organizações como JL Developments, Hub&Tech, SkyFix, i9Manaus, i9BVB e da Prefeitura de Boa Vista, sendo promovido pela Presto Eventos e a InovAction, uma das principais iniciativas de inovação do Brasil. Daniel Takaki, diretor da InovAction, ressalta a importância da presença de mentores qualificados: “Estamos trazendo profissionais de referência para garantir que os participantes de Boa Vista tenham a melhor experiência possível.”
Sobre o NASA Space Apps Challenge
Criado em 2012, o NASA Space Apps Challenge é o maior hackathon do mundo, mobilizando milhares de pessoas em mais de 150 países. Em 2023, o evento contou com 57.999 participantes que apresentaram 5.556 projetos inovadores em um prazo de 48 horas, desenvolvendo soluções como jogos, aplicativos, vídeos e ferramentas de ensino para desafios reais propostos pela NASA.