A aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano ocorre neste domingo, 4, e assim como em 2017, esta edição também será realizada em dois domingos. Pensando nisso, a FolhaWeb decidiu trazer informações vitais para simplificar a vida dos candidatos.
ITENS OBRIGATÓRIOS – Como é de costume, o candidato inscrito no Enem deve comparecer ao local de prova documento original com foto. Em caso de documento extraviado ou roubado, a aplicação da prova só será permitida mediante a apresentação de Boletim de Ocorrência (B.O) expedido com, no máximo, 90 dias de antecedência.
O candidato também só poderá fazer a prova com caneta preta de tubo transparente, não sendo permitido o preenchimento do cartão de resposta com caneta de outra cor ou lápis.
ITENS NÃO PERMITIDOS – O Inep adverte que itens como borrachas; materiais impressos como livros e apostilas; caneta de material não transparente; fones de ouvido; gravadores; relógios; chapéus; óculos escuro e dispositivos eletrônicos são terminantemente proibidos, podem levar a eliminação do candidato, caso haja desobediência.
HORÁRIO – Diferente das edições anteriores, o Enem 2018 inicia justamente na aplicação do horário brasileiro de verão. Por esse motivo, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizadora da prova, pede para que os candidatos tenham atenção especial a esse ponto.
Os pontões dos locais onde as provas serão aplicadas fecham pontualmente às 13h, sendo o horário de Brasília a referência para todos os estados brasileiros. No caso do Acre e de 13 municípios do Amazonas, os candidatos precisam estar em seus locais de provas antes das 10h.
Nos estados do Amazonas, Rondônia e Roraima, o fechamento dos portões ocorre às 11h. No Amapá, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Mato Grosso, os candidatos deve estar nos locais de provas antes das 12h.
Nos demais estado (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), os portões serão fechados às 13h.
DURAÇÃO DE TEMPO – Fechados os pontões e autorizado o início da prova pelos fiscais de sala, os candidatos terão 5h30 para concluir o certame. Para este primeiro dia, os estudantes vão encarar as questões de língua portuguesa, ciências humanas e a temida redação.
No caso da redação, a orientação dos especialistas e do próprio Inep é que candidato tenha calma na hora de formular a linha de pensamento sobre o tema a ser proposto no exame, respeitando os princípios dos direitos humanos.
É passível de não pontuação na redação o candidato que não obedecerem à estrutura dissertativa proposta; textos que estiverem abaixo de sete linhas; ser uma cópia integral do texto-base apresentado no caderno de questões; que forem escrito em língua estrangeira; ou que estejam em branco.
Já o segundo dia de provas, previstos para ocorrerem no dia 11, será dedicado as questões de matemática e ciências da natureza. A duração também será de 5h30.