Mesmo com ampla divulgação nos veículos de comunicação e nas mídias sociais, o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foi marcado pela confusão de horários entre os candidatos inscritos.
Moradora do bairro São Bento, a estudante Aliny Moraes, 17 anos, acabou chegando ao local de prova com 25 minutos de atraso. A FolhaWeb, ela comentou ter pensado que o fechamento dos portões ocorreria às 12h, e não às 11h, como estava assinalado no cartão de confirmação de inscrição.
“Pensei que o horário seria às 12h, mas acabei me confundindo. Infelizmente não tem mais o que fazer, já que o portão fechou. O jeito vai ser esperara o ano que vem”, disse.
Pouco mais de 14 mil pessoas se inscreveram no exame, segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Assim como na edição anterior, as provas do Enem deste ano foram divididas em dois domingos, sendo a data de hoje, 4, dedicada as questões de ciências humanas, língua portuguesa e redação.
A confusão entre os estudantes ouvidos pela reportagem ocorreu em razão do conflito de informações sobre o horário de fechamento dos portões com a aplicação das provas, que é baseado no fuso de Brasília.
Em virtude da aplicação do horário brasileiro de verão, iniciado também neste domingo, o fechamento dos portões em Roraima foi definido para às 11h e aplicação para às 11h30. Beatriz Ferreira, de 16 anos, utilizaria a nota para ajudar na conquista de uma vaga para o curso de medicina, entretanto, chegou ao local de prova com 35 minutos de atraso.
“Meu cartão indicava às 12h. Nem tinha percebido que o horário de fechamento era às 11h. Apesar disso, vou participar do segundo dia, mesmo tendo perdido a redação, que é o quesito com maior peso”, lamentou.
Exame Nacional do Ensino Médio terá duração de 5h30. A segunda parte será realizada no dia 11, sendo inteiramente dedicada às questões de matemática e ciências da natureza.
Colaborou a repórter Ana Paula Lima.
*Matéria Atualizada às 16h52.