Cotidiano

Encerra-se hoje prazo para recadastramento

Recadastramento de beneficiários do “Minha Casa, Minha Vida” só vai até o meio-dia de hoje nos postos de atendimento

Hoje é o último dia para a atualização de dados do cadastro de programas habitacionais do Estado, efetuados em 2009. A procura nos postos de atendimentos dos beneficiários do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal, que contemplará quase três mil apartamentos aos sorteados no Residencial Vila Jardim, estava abaixo do esperado.
Até o final da tarde de quarta-feira, dos 24 mil esperados, pouco mais de sete mil tinham atualizado as informações. Segundo a diretora de Habitação da Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima), Ediene Queiroz, até o fim das atualizações, nesta sexta-feira, o órgão espera finalizar o cadastro de 16 mil pessoas. “Houve uma queda, nos últimos dias, que consideramos como normal, mas esperamos que as pessoas possam concluir a atualização dos dados de pouco mais da metade do estipulado”, disse.
A diretora justificou que vários fatores culminaram na baixa procura para concorrer aos apartamentos. “Como é desde 2009, com certeza há uma perda desse número. Durante esse período, muitas pessoas se casaram, tiveram filhos, emprego, construíram e adquiriram as próprias casas. Outras, morreram”, explicou.
Para ela, a velha mania do brasileiro em deixar tudo para a última hora também influenciou. “Infelizmente, as pessoas acabam deixando para o último momento. Como viram que o tempo estava grande, só vão fazer no limite”, lamentou.
Sobre a possibilidade de prorrogação do prazo para a atualização dos dados, Ediene disse que as chances são pequenas. “Se a demanda for grande e não atingir o número ideal, o que eu acredito que não vá acontecer, pode ser que seja prorrogado, mas não trabalhamos com essa intenção”, frisou.
De acordo com a diretora, com a atualização, a Codesaima deve realizar o ajuste e análise do banco de dados. “Temos uma hierarquização e serão contemplados seguindo uma ordem de prioridades. Vários critérios influenciam, como ser mulher chefe de família, ser casado ou solteiro, ter filhos, morar na Capital, tudo isso conta”, afirmou.
BENEFICIÁRIOS – Em visita a uma das unidades de atendimento na tarde de quarta-feira, apenas uma pessoa realizava a atualização do cadastro no local. A dona de casa Cícera Alves Pereira contou que a expectativa era grande para ser contemplada com um dos apartamentos no residencial Vila Jardim. “Fiz o cadastro em 2009 e estou torcendo muito para ganhar. Moro em uma casa cedida por uma familiar, pago somente a água e a luz, mas a casa não é minha. Torço para ser sorteada porque vou morar e pagar a minha casa própria”, disse.
ATENDIMENTO – O atendimento está acontecendo em diversos pontos na Capital, das 8h às 20 horas. Mas, nesta sexta-feira, será efetuado até o meio-dia. É preciso levar os documentos de CPF (Cadastro de Pessoa Física), RG (Registro Geral), comprovante de residência e certidão de casamento ou registro de União Estável. (L.G.C)