LETRAS SABOROSAS

Cozinhar é ciência e o conhecimento gastronômico é o futuro

Delegação brasileira em 2023
Delegação brasileira em 2023

Em 2019 surgiu um projeto internacional cujo núcleo é o Congresso Mundial de Ciência e Cozinha em Barcelona, Science and Cooking World Congress, idealizado pelo químico e cientista gastronômico, Pere Castells. Ele reuniu para este projeto cientistas de diferentes áreas, nutricionistas, chefs de cozinha, jornalistas, confeiteiros e diversas universidades mundiais.

A gastronomia cientifica surgiu oficialmente em 1992, e se estendeu até 2009, quando termina a grande era das experimentações. O chef francês Hervé This, juntamente com o astrofísico britânico Nicholas Kurti e o jornalista americano Harold McGee, são, de fato, os fundadores dessa nova abordagem científica da cozinha.

Por um período de 10 anos ficou adormecida, até que em 2019 a convite de Pere Castells, reúnem-se na Universidade de Barcelona, na Espanha, o físico italiano Davide Cassi; o escritor e divulgador científico americano Harold McGee; o canadense François Chartier;  a argentina Mariana Koppman; o chef Ferran Adrià; o chef Joan Roca; para citar alguns, e firmaram um manifesto pela gastronomia científica como uma nova disciplina.

Palestra na aula magna na Universidade de Barcelona em 2022

A ideia é explorar o enorme potencial da Gastronomia científica para gerar um novo paradigma que permita contribuir para dar solução para os grandes desafios sociais.

O objetivo é consolidar as três almas do Manifesto Científico Gastronômico de Barcelona 2019.

O Acadêmico: como base para consolidação na formação e documentação.

O Gastronômico: com a inter-relação de cozinheiros e confeiteiros com o mundo acadêmico.

O Social: criando estruturas de divulgação para a sociedade. Tendo a sustentabilidade e a saúde como eixos transversais.

Infelizmente houve uma pandemia no meio do caminho e o congresso mundial teve que ser cancelado por dois anos, voltando em 2021.

Pere Castells presidente do Science and Cooking

Neste ano pós pandemia, o SCWC em Barcelona, criou as estruturas do evento mundial que são: Sustentabilidade, Pesquisa, Economia e Saúde. Três chefs de cozinha do Brasil estiveram presentes no evento como palestrantes: de São Paulo foram Jefferson Rueda e Janaina Torres, do Amazonas Elisangela Valle.

Neste momento, Harold McGee é nomeado presidente honorário e são nominadas 17 delegações do mundo.

Em 2022, acontece o terceiro congresso mundial, onde se consolida o evento com a entrada de novas delegações, e o tema do ano traz o ingrediente, a tradição e a inovação. Neste ano, o Brasil recebe sua nominação como delegação, com a presidência sendo destinada para Denise Rohnelt Araujo, que também neste ano, palestra sobre a tradição dos tucupis amarelo e negro, e a inovação desses ingredientes. Do Brasil também esteve a chef confeiteira de São Paulo, Joyce Galvão.

No quarto congresso mundial, em 2023, tivemos a maior delegação brasileira presente no evento, com a participação de vários estados brasileiros. Como palestrantes estiveram a CEO da empresa paraense Manioca, Joanna Martins; o doutor em cogumelos e trufas, Marcelo Sultzbaker do Rio Grande do Sul, as confeiteiras de São Paulo Joyce Galvão e Giuliana Cupini; a coordenadora do curso de gastronomia da Universidade Mackenzie, a paulistana Camila Landi; o pesquisador gaúcho Fabrício Goulart; de Roraima, a presidente e membro do comitê científico gastronômico do SCWC, Denise Rohnelt Araujo; e a chef de cozinha mineira Flávia Semenow; além de alguns estudantes brasileiros.

Delegações do grupo de Ciência e Cozinha mundial

O quarto congresso teve um fortalecimento das mesas de trabalho e um aumento dos trabalhos com a participação da primeira turma que participou do curso de verão de gastronomia científica que aconteceu na cidade de Reggio Emília, na Itália, com dupla certificação das universidades de Parma e Barcelona.

Este ano, nos dias 11,12 e 13 de novembro acontece a quinta edição do Science and Cooking World Congress na Universidade de Barcelona com o tema Texturas. Na próxima semana irei falar sobre as temáticas do evento e quais chefs brasileiros estarão presentes.

Mas se quiser saber mais acesse: www.scienciandcookingworlscongress.com

Receita do dia

CREME BRÛLÉE

Fonte: Divino Fogão
Ingredientes:
300 gramas de açúcar refinado
Essência de baunilha a gosto
8 gemas
1kg de creme de leite
100 gramas de açúcar cristal
Modo de preparo:
Comece misturando as gemas, o açúcar refinado, a baunilha e o creme de leite. Depois, leve ao fogo baixo e cozinhe até formar uma camada fina na colher. Distribua em potes individuais e deixe na geladeira por, no mínimo, 5 horas. Coloque o açúcar cristal por cima do creme e cristalize com o maçarico. Sirva como preferir.
Rendimento: 6 porções

Leia a Folha Impressa de hoje