O que é voto de legenda e como funciona? Entenda essa modalidade de voto nas eleições proporcionais

Tipo de voto contribui para que o partido escolhido ganhe mais vagas no Legislativo municipal ou estadual.

Reprodução: Internet
Reprodução: Internet

Nas eleições proporcionais, como para vereado, os eleitores têm a opção de votar na legenda de um partido, em vez de escolher um candidato específico. Quando o eleitor digita apenas os dois números que identificam um partido político na urna eletrônica, sem selecionar um candidato, ele está fazendo o chamado “voto de legenda”.

Esse tipo de voto contribui para que o partido escolhido ganhe mais vagas no Legislativo. A escolha não é por um nome específico, mas por qualquer candidata ou candidato da legenda. Assim, o voto fortalece o partido como um todo, o que pode influenciar a composição das câmaras legislativas e do Congresso Nacional.

O voto de legenda é previsto pelo Código Eleitoral de 1965, no art. 146, IX, que permite ao eleitor, na cabine de votação, optar por “escrever apenas a sigla do partido de sua preferência, se pretender votar só na legenda”. Com a adoção da urna eletrônica, a Lei nº 504/1997 incorporou o voto de legenda, prevendo que, nas eleições proporcionais, serão computados os votos em que o eleitor tenha digitado corretamente o número do partido, mesmo sem identificar um candidato específico.

Essa modalidade permite que os partidos aumentem suas chances de representação, independentemente de qual candidata ou candidato da legenda será eleito.

Leia a Folha Impressa de hoje