Votação é tranquila em Uiramutã

São 30 seções eleitores e mais de 8.200 eleitores, a maioria indígena; algumas urnas chegaram de helicóptero em comunidades de difícil acesso

Clima de tranquilidade durante a votação na escola municipal Antônio Rodrigues, na sede do município (Fotos: Jardeson Pinho)
Clima de tranquilidade durante a votação na escola municipal Antônio Rodrigues, na sede do município (Fotos: Jardeson Pinho)

Mesmo com seções eleitorais em localidades de difícil acesso, as eleições 2024 no município do Uiramutã, ao Norte de Roraima, ocorrem dentro do previsto, conforme informou Randerson Aguiar, analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR). O município tem 8.221 eleitores, distribuídos em 30 seções eleitorais – sete na sede e 23 em comunidades indígenas.

Responsável pela logística da montagem das seções eleitorais no Uiramutã, Randerson informou, na manhã de hoje, dia 6, que um helicóptero das Forças Armadas teve que transportar três urnas eletrônicas a três comunidades indígenas – Manalai, Serra do Sol e Pedra Preta – localizadas em regiões de difícil acesso, no extremo Norte do município.

“O acesso a algumas localidades são as nossas maiores dificuldades aqui no Uiramutã, principalmente quando chove. Contudo, nossa equipe é treinada para lidar com esses obstáculos naturais, mas é gratificante porque os indígenas nos recebem muito bem e até nos dão proteção”, ressaltou o analista.

O local mais movimentado de votação no Uiramutã fica na escola municipal Antônio Rodrigues, na sede do município. São cinco seções com 1.660 eleitores. Ainda na sede, este ano, duas seções também estão funcionando na Secretaria Municipal de Educação, com 672 eleitores.

Randerson Aguiar é analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (Fotos: Jardeson Pinho)

Randerson informou que se tudo ocorrer como o previsto, a previsão é que o resultado das eleições no Uiramutã seja divulgado, no máximo, uma hora e meia após computação dos votos da última urna.

O promotor de Justiça Carlos Alberto Melott, da Junta Eleitoral, também está acompanhando o processo eleitoral no Uiramutã. Ele observou que neste pleito ocorreram várias apreensões de dinheiro e material de campanha, além de prisões de suspeitos por compra de votos, mas as informações, segundo o promotor, seriam repassadas pela Polícia Federal.

Um delegado da Polícia Federal, que está no Uiramutã, informou à reportagem, na manhã de hoje, que apenas a Assessoria de Comunicação da Superintendência da PF, em Boa Vista, poderia dar as informações. A reportagem aguarda os resultados.

Como tem menos de 200 mil eleitores, Uiramutã terá apenas um turno nessas eleições. Este ano, dois candidatos disputam o cargo de prefeito: Tuxaua Roberto Benísio (REDE) e Professor Abraão (PDT). 64 candidatos disputam as nove vagas para a Câmara de Vereadores do município.

Legenda: Randerson Aguiar, analista judiciário do TRE-RR, disse que a maior dificuldade no Uiramutã é a falta de acesso e a natureza
Legenda 2: Clima de tranquilidade durante a votação na escola municipal Antônio Rodrigues, na sede do município
Fotos: Jardeson Pinho