Política

Telmário ajuíza ação para impedir aumento de energia

Segundo senador, reajuste de 38,5% é abusivo e, somado ao de 35%, autorizado em 2017, fará com que a energia em Roraima fique acima de 70% mais cara em apenas dois anos

O senador Telmário Mota (PTB-RR) informou nessa segunda-feira, 5, ter ajuizado ação popular na Justiça Federal para tornar ilegal o aumento no valor da energia elétrica autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no final de outubro.

Segundo ele, o reajuste de 38,5% é abusivo e, se somado ao que foi autorizado no ano passado, de 35%, fará com que a energia em Roraima fique mais de 70% mais cara em apenas dois anos.

“O que neste país aumentou 70% em dois anos? Nada, a não ser a energia do estado de Roraima. Trata-se de mais um aumento escandaloso, que vai impactar diretamente todo o setor produtivo do estado de Roraima”, disse o senador.

Telmário aproveitou para cobrar do governo a interligação do estado ao sistema nacional de energia elétrica.

Ele cobrou do governo também o cumprimento das Emendas Constitucionais 79 e 98, para que seja concluída a incorporação de todos os servidores do ex-Território de Roraima aos quadros da União.

ANIMAIS – Telmário Mota ainda criticou resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária que define crueldade, maus-tratos e abusos contra animais vertebrados. Ele citou especificamente o inciso 27, do artigo 5º da resolução, que classifica como maus-tratos o estímulo, manutenção, criação, incentivo e uso de animais em lutas.

Na opinião do senador, esse trecho da resolução inviabiliza a criação de animais como os pit bulls e as raças de aves combatentes, muito comuns entre as pessoas que vivem no campo e, consequentemente, prejudica a manifestação cultural dessa parcela da população.