Cotidiano

Você na Folha debate Ministro da Justiça

O juiz federal Sérgio Moro tornou-se uma referência internacional no combate à corrupção e o mais popular homem público do país, figurando nos últimos anos como destaque nos protestos de rua e nas pesquisas de opinião. Moro surpreendeu ao aceitar o convite do presidente eleito Jair Bolsonaro para assumir o Ministério da Justiça e da Segurança Pública. A equipe da Folha foi às ruas saber a opinião das pessoas com relação a essa decisão. Você concorda ou não com isso? Por quê?

Geovane Ferreira, 31 anos, supervisor de vendas (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Eu concordo plenamente com isso. Acredito que pessoas de bem devem assumir papéis importantes neste país. Creio que com o Sérgio Moro sendo ministro da Justiça, a ordem e a justiça vão seguir em frente com uma total clareza que já deveria existir. Acredito que essa decisão só tende a somar para que o Brasil se torne um país melhor.”

Rafael Moura, 21 anos, estudante (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Concordo com essa decisão, porque o Sérgio Moro tem um currículo bem apresentável com relação ao combate à corrupção no Brasil, ganhando o principal destaque com a Operação Lava Jato. Acredito que ele é a melhor pessoa para assumir esse ministério aqui no país; espero que assim as coisas possam tomar um novo rumo, principalmente com relação à corrupção no meio da política brasileira.”

José Evandro, 68 anos, aposentado (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Eu particularmente concordo com isso, porque ele é um bom juiz e um tanto quanto inteligente, em minha opinião. Acredito que ele é um homem de caráter que conhece muito bem as leis e que pode fazer muito mais do que já fez, se tornando o ministro da Justiça. Creio que ele seja a pessoa mais certa para assumir este cargo. Me sinto muito feliz e tenho certeza que muitos brasileiros se sentem como eu. Esse país é do povo e não dos corruptos.”

Camila Carvalho, 18 anos, estudante (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Não concordo com essa decisão, pois em minha opinião deixa muito a desejar com relação à pessoa jurídica que ele estava sendo, principalmente pelo fato dele ter sido responsável pela prisão do ex-presidente. Acredito que tudo tenha sido um golpe, pois ele deveria continuar sendo um juiz federal para continuar exercendo os trabalhos que vinham sendo desenvolvidos.”

Aline Minervina, 33 anos, funcionária pública (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Eu concordo em partes. Espero que ele faça um bom trabalho assim como fez com relação à prisão do ex-presidente. Acontece que eu não queria que o presidente eleito ganhasse, mas já que ganhou, espero que ele faça um bom trabalho. É da mesma forma que me sinto em relação ao futuro ministro da Justiça.”

Valdiane Rodrigues, 18 anos, estudante (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Eu concordo, pois pode ser que neste cargo ele tenha mais autonomia para combater a corrupção dentro da política brasileira. Acredito que o principal ele já fez antes de se tonar um ministro; creio que daqui para frente como ministro da Justiça e da segurança pública, ele só tem a somar para que o Brasil se torne um país melhor com pessoas dignas e de caráter no poder.”