Com Tudo
* Há 15 anos o Instituto INOPE, especializado em Pesquisa Eleitoral, Governamental e de Mercado, mantém parceria com o Grupo Folha de Comunicação na realização de pesquisa de intenção de votos, durante eleições no Estado de Roraima. E há mais de dez anos tem obtido êxito em todos os seus prognósticos – dentro da margem de erro – e esse ano não foi diferente. Todos os percentuais revelados nas pesquisas – principalmente a da chamada boca de urna – tanto para prefeitos quanto para vereadores, foram confirmados, com 99,85% de precisão. E é graças a esse trabalho responsável, que o Instituto tem credibilidade consolidada em toda a região.
Com Nada
* Mesmo agora, na era digital, quando a comunicação se faz mais eficaz virtualmente, por meio mensagens e vídeos compartilhadas em redes sociais e em grupos de aplicativos, ainda assim tem gente que opta pela forma tradicional de fazer campanha, com materiais impressos com imagem e numero de candidatos, que são distribuídos aos eleitores. Não que sejamos contra a essa tradição, mas jogar uma montueira de “santinhos” nas ruas, revela a falta de educação e de respeito de quem o faz. Ontem, especialmente próximos as seções eleitorais, dava vergonha alheia de vê a quantidade de lixo eleitoral poluindo as ruas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Prefeitos
* Além do prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, foram reeleitos também os prefeitos de Alto Alegre Wagner Nunes; do Cantá, André Castro; de Caroebe, Osmar Filho; de Rorainópolis, Pinto do Equador; de Normandia, Dr. Raposo; do Uiramutã, Tuxaua Benício; e as prefeitas de Caracaraí, Diane Coelho; de Amajari, Núbia Lima e de São João da Baliza.
* Terão novos prefeitos a partir de 2025, os municípios de São Luiz, onde foi eleito prefeito, Chicão (Progressitas); de Bonfim, que elegeu Romualdo Feitosa; Pacaraima, onde quem venceu a disputa foi Wanderley D’Ávila; Mucajaí, que terá como prefeito Chiquinho Rufino e Iracema, que será a prefeita, Marlene Saraiva.
Tendência
* A reeleição do prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique no primeiro turno com cerca de 75% dos votos, demonstra não só que as previsões das pesquisas – tão contestadas por meio de redes sociais – estavam corretas o tempo todo, como solidifica (mais uma vez) uma tradição do nosso estado.
* Digam o que disserem, mas desde que Roraima existe, nunca um mesmo grupo político local, comandou Estado e Prefeitura, ao mesmo tempo. Pode até ser que algum dia esse paradigma venha a ser quebrado, mas decididamente, não ainda foi desta vez. E reza a lenda, que se depender do povo, essa tendência perdurará…
Do Domicílio
* Ainda sobre eleições, se tem uma coisa que carece de investigação, é sem dúvida, o fato de muitas pessoas que se candidatam a cargo eletivo por município onde não residem. Muitos alugam uma casa ou compram um sitio na localidade, onde sequer dormem uma única noite, tão somente pra obter comprovante de domicilio eleitoral. E após o pleito, desaparecem do lugar só retornando na próxima eleição.
* Não se sabe porque essas pessoas fazem isso, porque não teriam condições de se eleger no município onde realmente moram; se é por conta do fundo partidário ou por outro motivo obscuro. Fato é que, essa situação existe aqui pra todo mundo vê…
Quociente
* Pense numa coisa injusta em se tratando de eleição! Pensaram? Pois multipliquem por dez. Essa é a nossa opinião sobre o chamado Quociente eleitoral, um método pelo qual se distribuem as cadeiras nas eleições pelo sistema proporcional de votos em conjunto com o quociente partidário e a distribuição das sobras.
* Traduzindo em Português claro, é um sistema pelo qual, pessoas que são super bem votadas, ficam sem mandato e outras que tiveram metade de seus votos, acabam ganham uma vaga no parlamento. Ou seja – Data Vênia – é uma regra que, se constitui num verdadeiro desrespeito a vontade soberana do povo. #Prontofalei !
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
#Rápidas
* Celebrando aniversário hoje, Francimar Galvão Soares e Suely Rodrigues Cavalcanti.
* O Brasil inteiro assistiu perplexo a polêmica de um laudo falso publicado por um candidato a Prefeitura de São Paulo contra um adversário, as vésperas da votação.
* O referido candidato forjou um documento em conluio com uma clínica, afirmando que seu concorrente havia sido internado por problemas com drogas.
* Além da falsidade ideológica em si, o dito cujo, usou o CRM de um médico falecido, que em vida nunca nem foi na tal clinica, o que obrigou a família do morto a vir a público desmenti-lo.
* A justiça decidiu que ele deveria apagar o post e como ele se recusou, sua página foi suspensa. Mesmo assim ele criou outra e repostou a mentira.
* Ainda assim, rapidamente obteve milhares de seguidores e votos. Agora digam aí, que tipo de eleitor vota num candidato como esse?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ta Valendo
Surpresa
* Dos 23 vereadores eleitos para a Câmara Municipal de Boa Vista, 12 são novos no parlamento municipal, entre eles, Roberto Franco, um paraense que vive em Roraima há 34 anos e foi o mais votado do pleito, com 4.043 votos. Ele é considerado a grande surpresa das eleições por ter feito uma campanha discreta. Mas não é exatamente novato na política, não. Já foi inclusive vice-prefeito de Bonfim.
Inédita
* A primeira sialoendoscopia do Estado de Roraima foi realizada pela Dra Ragly Rossi e Dra Silvia Picado, cirurgiãs de Cabeça e Pescoço. A sialoendoscopia é uma técnica endoscópica aplicada às glândulas salivares maiores, que consiste em um procedimento diagnóstico e terapêutico indicado para fazer investigações e tratamentos minimamente invasivos de doenças benignas que afetam as glândulas salivares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE