A juíza do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), Graciete Sotto Mayor, fez uma avaliação positiva das Eleições Municipais 2024, com poucas ocorrências de propaganda irregular e compra de votos registradas neste domingo, 06.
Em entrevista coletiva prestada na tarde de hoje, a juíza reforçou que apenas seis das 1.355 urnas eletrônicas disponíveis foram substituídas em todo o Estado, todas elas na Capital. Ainda, que as intercorrências de irregularidades de crimes eleitorais foram as já esperadas, como derramamento de santinhos, mas de baixa incidência.
“Foi uma eleição bem tranquila durante todo o dia. Também todos os municípios com muita tranquilidade”, completou. “Os locais de votação estavam bem tranquilos. A questão da abstenção, a gente tem observado que tem aumentado em cada eleição. Mas por ser uma eleição mais simples, em relação ao pleito anterior, o eleitor votou muito mais rápido”, acrescentou Graciete.
A juíza, no entanto, reforçou que o trabalho da Justiça Eleitoral não encerra agora, mas com a posterior avaliação de todas as intercorrências registradas. “Algumas coisas ainda vão ficar para investigação posterior, mas tudo que chegar aos canais de denúncia e aos órgãos de fiscalização serão devidamente apuradas. A competência da investigação das denúncias é da Polícia Federal. Os TCOS (Termo Circunstanciado de Ocorrência Eleitoral) foram lavrados e vai ser feito todo o procedimento legal”, justificou. “Qualquer pessoa que for apreendida, detida ou presa em flagrante delito por algum ilícito eleitoral vai ter o direito de se defender dentro de um processo legal”, acrescentou.