O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), disse que pretende concluir o segundo mandato e indicou que pensa em concorrer a uma vaga no Congresso Nacional após o fim de sua gestão, sem especificar se para a Câmara ou o Senado. Em entrevista ao podcast Papo de Redação, do grupo Folha, ele revelou que o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem a ver com esse projeto (assista ao episódio 344 ao final da reportagem).
Ao jornalista Lucas Luckezie, o gestor reeleito com 75,18% dos votos (133.180) destacou seu perfil “cristão” e defensor da família, liberal economicamente e apoiador do empreendedorismo. “Tou afirmando que não pretendo [deixar o mandato]”, esclareceu.
“Quero concluir o mandato, acho muito importante. A população confiou em mim. Sair no meio do mandato significa trabalhar um ano e quatro meses e sair já em abril de 2026. Acho que eu não vou me sentir bem tendo que fazer isso. Tenho compromisso de fazer os quatro anos de mandato, não foi uma promessa de campanha essa, é a minha consciência, pra todos os parceiros políticos me coloquei dessa forma”, pontuou. “[Brasília] é uma opção que a gente olha, mas tem dois anos de incertezas”.
Na entrevista, Arthur Henrique também afirmou que não está na política para “construir fortuna”, mas “para garantir um futuro digno pras pessoas”, e avaliou que a expressiva votação, que ele não esperava ter recebido, significa que sua gestão está “melhorando a vida de muita gente” durante sua vida pública, iniciada em 2016 quando foi eleito vice-prefeito na gestão da prefeita Teresa Surita (MDB). “Eu quero sair com sentimento de que dei condição e qualidade de vida pras outras famílias”.
Prioridades
De 2025 a 2028, o prefeito reeleito pretende priorizar ao menos seis áreas, incluindo Infraestrutura, Educação, Saúde e Economia. Das principais ações previstas, estão 120 quilômetros de recapeamento anuais de ruas e avenidas, dez escolas, um Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista na zona Oeste, dez UBSs (Unidades Básicas de Saúde), uma UPA 24h (Unidade de Pronto Atendimento), o fomento à economia.
Ele também prometeu reformar o Terminal Urbano José Campanha Wanderley, no Centro, e um novo plano de mobilidade urbana que contempla, inclusive, o reordenamento das linhas de ônibus e lotações e a disponibilização de novos modais como o micro-ônibus. No Esporte, Arthur Henrique pretende expandir a escolinha da Vila Olímpica para praças da capital e ampliar o Bolsa Atleta, o que inclui a revisão dos valores do benefício concedido aos atletas.
“Sei que a gente não consegue resolve todos os problema de uma vez, mas faço o compromisso de a gente conseguir levar os serviços da Prefeitura para onde ainda falta, ampliar Infraestrutura da nossa cidade, garantir novas UBSs, contratação de mais profissionais”, destacou.