"SE FICAR, VAI MORRER", DISSE PREFEITA

Tudo que você precisa saber sobre o furacão Milton, que atinge a Flórida

Entenda a situação na Flórida e saiba porque o furacão tem nome de homem.

Cidades como Tampa são as mais afetadas pelo fenômeno — Foto: Reprodução/Sky News
Cidades como Tampa são as mais afetadas pelo fenômeno — Foto: Reprodução/Sky News

O furacão Milton, que atingiu a categoria 5, está ganhando força rapidamente à medida que se aproxima da Flórida. Com ventos que se expandiram de 130 km para mais de 160 km em apenas um dia, a tempestade ameaça trazer ventos devastadores, chuvas intensas e tempestades perigosas.

De acordo com o Centro Nacional de Furacões, o furacão deve continuar a crescer, e quando atingir a costa da Flórida na quarta-feira à noite, seus ventos podem cobrir uma área de 370 km, afetando toda a Península.

Autoridades locais já emitiram alertas de evacuação para milhares de moradores. O diretor de Gestão de Emergências da Flórida, Kevin Guthrie, avisou que longos congestionamentos são esperados, com “várias horas” de trânsito pesado enquanto as pessoas tentam sair da área de impacto.

Para acelerar a evacuação, o Departamento de Transporte da Flórida liberou o uso do acostamento esquerdo em algumas rodovias, como a I-4 e partes da I-75.

A prefeita de Tampa, Jane Castor, pediu à população que saia de suas casas e evacue as áreas de risco antes da chegada do furacão, prevista para quarta-feira (9).

“A mensagem mais importante é que vocês precisam se preparar. Façam tudo o que for necessário e, em seguida, saiam das zonas de evacuação, que agora são as zonas de evacuação A e B. E, como todos já ouvimos tantas vezes, protejam-se do vento e corram da água. (…) Helene foi um alerta, isso [Milton] é literalmente catastrófico. Se você escolher ficar em uma dessas áreas de evacuação, você vai morrer”

Escassez de combustível

Além disso, o estado está enfrentando dificuldades no abastecimento de combustível. O serviço de rastreamento GasBuddy informou que 14,5% dos postos de gasolina estavam sem combustível na manhã desta terça-feira (8), um aumento em relação aos 3% do dia anterior.

As filas nos postos estão longas e as autoridades se esforçam para garantir que os postos permaneçam abastecidos.

Por que furacão tem nome de homem?

O furacão Milton faz parte da lista de nomes que são usados para facilitar a identificação e a comunicação sobre tempestades.

Desde 1953, o Centro Nacional de Furacões dos EUA organiza essas listas de nomes para as temporadas de furacões, alternando entre nomes masculinos e femininos. A temporada de furacões de 2024 começou em 1º de junho e continua até novembro, com nomes como Alberto, Beryl, Chris e Milton, que foi o mais recente a se intensificar.