MC Neto leva cultura indígena de Roraima para cenário nacional de batalhas de rima

Com apenas 15 anos ele venceu a Batalha de Rima Estadual

Agora, MC Neto se prepara a grande fase do nacional em Belo Horizonte.
Agora, MC Neto se prepara a grande fase do nacional em Belo Horizonte.

Rosinaldo Neto, conhecido como MC Neto, jovem indígena de 15 anos do povo Wapichana, alcançou uma vitória histórica ao conquistar a Batalha de Rima de Estadual disputada aqui em Roraima, realizada no último dia 15 de setembro.

Natural da Terra Indígena Tabalascada e atualmente residente no município de Bonfim, Neto está agora classificado para a fase do nacional que acontecerá em Belo Horizonte, nos dias 16 e 17 de novembro.

Representando Roraima e a cultura indígena amazônica, MC Neto chamou a atenção não apenas por sua habilidade e talento nas rimas, mas também por integrar nas suas composições elementos da sua cultura de seu povo, destacando suas paisagens e tradições. Em suas rimas, Neto faz referência ao Monte Roraima, à bebida caxiri, ao Rio Branco e à força de seu povo Wapichana, aproximando a cultura ancestral ao hip hop.

Para a família de Neto, essa conquista vai muito além do título estadual. Em entrevista à Folha, seu pai Mario Nicácio, expressou com orgulho o que essa vitória representa. “Foi de muita felicidade. Ele nasceu com esse talento de pensar rápido e responder de forma certeira. Rima é a construção de ideias em segundos, e ver ele vencer tanto as batalhas municipais quanto a estadual foi muito satisfatório.”

A importância da cultura indígena na formação de MC Neto como artista é inegável. Desde cedo, ele demonstrou interesse em trazer para suas composições as raízes de sua comunidade. “Ele colocou nas rimas dele nossas paisagens e nosso patrimônio natural, como o Monte Roraima, a dança Parichara, a bebida Caxiri, o Rio Branco e o nosso povo. Tudo isso faz parte da essência dele”, conta o pai, destacando o orgulho em ver a cultura Wapichana sendo levada para um novo público.

Em suas rimas, Neto faz referência ao Monte Roraima, à bebida caxiri, ao Rio Branco e à força de seu povo Wapichana

A classificação para o evento nacional não destaca apenas o talento de Neto, mas também dá indícios de uma maior visibilidade da cultura indígena no cenário musical brasileiro. “Mostrar para o Brasil e para outros países que nós existimos, que nossa cultura precisa ser valorizada, é fundamental. O mais importante é dar visibilidade aos jovens que têm sonhos e talentos na música, que querem ser artistas. O Neto está mostrando que um indígena também sabe construir ideias e se expressar através da arte.”, destacou Mario.

Agora, MC Neto se prepara a grande fase do nacional em Belo Horizonte. O desafio é grande, mas ele está focado e se dedicando para representar Roraima e a cultura indígena. “Ele está estudando muito e treinando bastante. Para ele, é tudo novidade ainda, mas ele já está conciliando os estudos, a música e a atenção dos fãs. Ele está muito feliz”, diz o pai.

Mas, os planos do Neto não param por aí. Ele quer continuar mostrando seu talento e, quem sabe, se tornar referência para muitos que almejam o mesmo sonho. O seu pai frisou em como ele que desvirtuar a cultura indígena de algo negativo. “Ele tem grandes esperanças de decolar e ser referência para muitas crianças. Mostrar que o hip hop indígena é uma forma legítima de expressão e não deve ser visto de forma negativa.”

Por Vitor Miguel