Nesta quarta-feira (09) a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) deu um passo importante para o fortalecimento da democracia ao aprovar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 8/2021, com 39 votos elaborados e 18 contrários. O deputado federal Nicoletti (União-RR) foi um dos parlamentares que votou a favor dessa medida, que busca limitar as decisões monocráticas dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
A PEC 8/2021 é um marco importante na busca pelo equilíbrio entre os poderes da República, para garantir que decisões de grande impacto nacional sejam discutidas e deliberadas por todo o colegiado do STF, em vez de ficarem nas mãos de apenas um ministro. Esse processo visa promover mais transparência, evitando a concentração excessiva de poder, e respeitando o princípio de que decisões complexas e sensíveis devem ser extremamente debatidas.
Nicoletti destacou a importância dessa aprovação para fortalecer a harmonia entre os poderes e garantir que as decisões judiciais reflitam nos interesses e valores da sociedade brasileira. “Essa PEC é fundamental para evitar abusos de poder no Judiciário e garantir que a Justiça funcione de forma mais justa e equilibrada, sem comprometer a eficiência ou a independência dos magistrados”, afirmou o deputado.
A proposta ainda precisa ser analisada por uma comissão especial e pelo Plenário da Câmara, em dois turnos de votação.