Elizeu Oliveira de Souza, de 34 anos, foi eleito vereador de Caroebe nas Eleições Municipais, que ocorreram no último domingo, 6. Elizeu é o primeiro indígena da etnia Wai Wai a ocupar uma cadeira em uma câmara de vereadores em Roraima. Esperançoso com o feito, ele afirma que somente a política poderia melhorar e mudar a vida dos seus.
Elizeu se elegeu por média com 199 votos, pelo Partido Social Democrático (PSD) e relata que durante a campanha eleitoral enfrentou diversas dificuldades, por conta da falta de recursos. Mas os votos de confiança da sua comunidade o colocaram na câmara municipal de Caroebe.
O vereador eleito, é formado em Enfermagem e atuava nas comunidades indígenas do município, antes de entrar para a política. Elizeu também é liderança indígena em dois territórios, na terra indígena Wai Wai e Trobetas/Mapuera.
“Eu sempre sonhei em ajudar os indígenas e também a população de Caroebe. São 40 anos de comunidade desde a fundação e sem apoio dos governantes, somos esquecidos e desassistidos. Por isso lutarei pelo meu povo e também pela população não-indígena de Caroebe, das vicinais e demais vilas no município”, reforçou o vereador.
Morador da comunidade indígena Jatapuzinho, Elizeu saiu de casa aos 15 anos, para estudar em Manaus, no Amazonas e após se formar voltou para a comunidade. Como vereador, ele promete lutar pela saúde e educação no município.
Eleições em Caroebe
Em Caroebe, o atual prefeito Osmar Filho (Republicanos) foi reeleito para a prefeitura do município, com 3.756 votos, 60,32% dos votos válidos. No município, há 7.251 eleitores e houve 6.390 votos totais, o que inclui 53 votos brancos, 0,83% dos votos totais, e 110 votos nulos, 1,72%.
A abstenção foi de 861 eleitores, 11,87% do total de aptos a votar na cidade.