Duas novas ambulâncias de suporte básico e avançado de vida são entregues à sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Boa Vista nesta quinta-feira, 10. Os veículos, irão concluir a ampliação da frota, iniciada em 2023 pela direção do SAMU na capital.
Segundo o diretor do SAMU em Boa Vista, Luciano Coutinho, os veículos irão suprir a necessidade de atendimento que aumentou na capital nos últimos quatro anos. Os atendimentos passaram de 600 para 1000 por mês em 2024.
“A gente ver um aumento de acidentes de trânsito, dos casos clínicos, que são doenças graves que quando eleva a população precisa do atendimento rápido. A gente percebe esse aumento significativo das ocorrências. Em 2024 marca, possivelmente, a primeira vez em quase 9 anos que a gente pode fechar quase 12 mil ocorrências ao ano”, explica Coutinho.
O prefeito Arthur Henrique (MDB), explica que as ambulâncias finalizam a renovação da frota em Boa Vista. “É uma renovação de 100% da frota, a gente garante uma ampliação pela primeira vez em 16 anos, desde 2008. São avanços importantes, que dão mais condições de trabalho para os nossos socorristas”, enfatiza Arthur.
A médica intervencionista, Leidiana Nobles, explica que o aumento da população em quatro anos enfatizou a necessidade das novas ambulâncias em Boa Vista.
“Houve um aumento da população, o número de ambulâncias vai de acordo com o número habitacional. Boa Vista aumentou cerca de 50% a população desde o censo de 2016 do IBGE, o que mostra que precisávamos desses dois suportes avançados para a frota”, explica a médica.
Somente em 2024, as ambulâncias percorreram 164.172 km de janeiro até setembro, o que equivale a quatro voltas no planeta.