Operação "Criança Segura" realiza fiscalização em lojas de brinquedos em Roraima

Durante a fiscalização, é observada a composição do material, faixa etária e dados do fabricante, que por normas do Inmetro devem estar em Português

Operação "Criança Segura" realiza fiscalização em lojas de brinquedos em Roraima

Os fiscais do Instituto de Pesos e Medidas de Roraima (Ipem-RR) realizam, até sexta-feira (11), a operação “Criança Segura”, em conjunto com Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). A ação envolve a intensa fiscalização de brinquedos durante o período de outubro, supervisionando lojas em todo o estado.

Durante a fiscalização, é observada a composição do material, além de informações obrigatórias como faixa etária e dados do fabricante, que por normas do Inmetro devem estar todos disponíveis em português.

São alvos de fiscalização, estabelecimentos comerciais da capital e do interior que comercializam produtos infantis, como: brinquedos, bicicletas de uso infantil, berços infantis, carrinhos de bebê e cadeiras de alimentação para crianças.

A operação tem como principal objetivo, verificar se os brinquedos expostos estão em conformidade com as normas do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Segundo Vitor Alves, gerente de conformidade (qualidade) do instituto, a exigência do selo do Inmetro é fundamental para evitar a comercialização de produtos irregulares. Ele explica, que muitos pais não observam os detalhes do produto, e acabam expondo seus filhos a diferentes tipos de acidentes.

“Muitas vezes, o que chama a atenção do consumidor é o fato de que produtos e brinquedos ilegais, sem a verificação, são mais baratos, com isso, o produto segue uma sequência de problemas e componentes que fazem mal. Então, é fundamental que os responsáveis verifiquem a conformidade do produto, incluindo o número de registro no Inmetro e todas as informações relevantes”, disse.

“Essa questão é fundamental não apenas para os consumidores, mas também para os empreendedores. É essencial que os empresários ofereçam em seus estabelecimentos produtos certificados e de boa procedência, acompanhados de nota fiscal. Em caso de autuação, a responsabilidade recairá sobre o fabricante, o que ressalta a importância de garantir a conformidade e a segurança dos produtos comercializados”, completou o gerente do Ipem-RR.

Vitor, ressaltou também que a operação de fiscalização do Ipem-RR ocorre durante todo o ano, verificando estabelecimentos, fazendo a retirada de produtos sem o selo do Instituto.

O Instituto de Pesos e Medidas de Roraima atende denúncias e sugestões por meio de sua ouvidoria, pelo telefone (95) 99971-6066, ou pelas suas redes sociais @Ipemrr – Instagram e Facebook. O Instituto fica localizado na Av. Surumu, nº 1719 – São Vicente, com atendimento de segunda à sexta, das 7h30 às 13h30.